O sono na terceira idade

O sono na terceira idade

Um sono de qualidade é quesito indispensável na busca de uma vida saudável na terceira idade. Um sono profundo aliado a uma alimentação adequada e a prática de atividades físicas aumenta a expectativa de vida.

Muito além de ser apenas um momento de descanso, dormir bem regula funções vitais do organismo.

Mudanças no decorrer da vida

De modo geral, as pessoas necessitam em média de 8 horas de sono diárias. Além dessa quantidade de tempo variar de pessoa para pessoa, o sono vai sofrendo alterações no decorrer da vida.

Na terceira idade temos mais dificuldade de adormecer, podem ocorrer interrupções no sono durante a noite e tendemos a dormir menos tempo do que fizemos a vida toda.

Quantidade X Qualidade de sono

Quando percebemos que estamos dormindo poucas horas por noite, tendemos a achar que estamos dormindo mal. Nem sempre isso é verdade, pois mais importante que a quantidade de horas dormindo é a qualidade do sono que tivemos neste período. O que precisa ser avaliado é o estado em que nos encontramos ao acordar. Quando despertamos pela manhã, passado aquele período de sonolência e lentidão inicial, precisamos nos sentir revigorados e com ânimo para as atividades diárias. Mas se ao acordarmos nos sentimos cansados, mal humorados e com dores no corpo, precisamos buscar ajuda, pois neste caso, nosso sono está pode estar comprometido.

 Obtendo um sono de qualidade

Conversarmos com o médico a esse respeito é muito importante, mas na maioria das vezes, pequenas mudanças no nosso comportamento podem trazer grandes resultados para uma boa noite de sono.

  • Preste atenção nos detalhes do ambiente onde irá dormir. Temperatura amena, pouca ou nenhuma iluminação, silêncio, colchão confortável, e um travesseiro que, ao deitar-se de lado, preencha totalmente o espaço entre a cama e a cabeça, formando um ângulo de 90 graus.

 

  • Alimentação leve e pouca atividade física são essenciais para a preparação de um sono adequado. O consumo de bebidas alcoólicas, café ou qualquer outra substância estimulante deve ser evitado no período que antecede o sono.

 

  • Um ritual pessoal ajuda na preparação de uma boa noite de sono. Meditação, oração, leitura ou um pouco de televisão podem fazer parte disso, porém evite se deitar antes do momento de dormir, propriamente dito. Além, é claro, de não dormir demais durante o dia.

Se ao tomarmos estas providências continuarmos com a sensação de não estarmos dormindo bem é importantíssimo relatar ao médico, pois as nossas noites de sono precisam ser de qualidade, afinal de contas, além de trazer benefícios para a nossa saúde, é muito gostoso dormir bem!