O segredo para uma vida com ânimo e disposição

O segredo para uma vida com ânimo e disposição

O exercício é a chave para manter o ânimo, disposição e saúde à medida que envelhecemos. Entretanto é importante consultar o médico.. Entretanto é importante que, antes de qualquer coisa, consultar o médico e fazer uma avaliação para que se possa escolher a atividade física mais adequada às condições.

Motivos para começar atividades físicas

O segredo para uma vida com ânimo e disposição

Benefícios para o corpo do idoso

Nosso organismo é constituído por vários grupos musculares. Porém, grandes parcelas desses músculos acabam sendo pouco exigidas no cotidiano de uma pessoa sedentária. Assim, esses músculos podem se tornar mais frágeis e pouco desenvolvidos, sendo mais suscetíveis a luxações ou distensões quando exigidos de maneira mais severa.

Benefícios para a mente do idoso

O aumento da autoestima é um benefício psicológico fundamental da atividade física regular. Quando alguém se exercita, o corpo libera substâncias químicas chamadas endorfinas. Essas substâncias são produzidas pelo sistema nervoso através do cérebro, medula espinhal e muitas outras partes do corpo e são liberados em resposta a substâncias químicas cerebrais chamadas neurotransmissores.

Essas endorfinas interagem com os receptores no cérebro que reduzem a percepção da dor. As endorfinas também desencadeiam uma sensação positiva no corpo, semelhante à da morfina. Por exemplo, a sensação de seguir uma corrida ou treino é frequentemente descrita como “eufórica”. Essa sensação pode ser acompanhada por uma visão positiva e energizante da vida. É exatamente por isso que a endorfina é conhecida popularmente como o “hormônio da alegria”.

Corpo saudável reflete a mente saudável

Através da prática de exercícios físicos, os mais maduros podem desfrutar de todos os benefícios citados anteriormente. Além disso, praticar exercícios ou algum esporte proporciona a oportunidade de interação com outras pessoas, podendo-se cultivar novas amizades.

Nunca é tarde para começarmos a contemplar as árvores de um parque, as peculiaridades de nosso bairro ou as belezas naturais de uma praia enquanto nos exercitamos.