O que é a Dieta Dukan? Entenda a dieta da proteína

O que é a Dieta Dukan Entenda a dieta da proteína

A Dieta Dukan é uma dieta rica em proteínas e baixa em gorduras, criada pelo médico francês Pierre Dukan, especialista em casos de obesidade. O dr. Dukan criou esta dieta nos anos 1970, inspirado na história de um paciente que lhe disse que poderia abrir mão de qualquer comida para emagrecer, menos carne. Depois de acompanhar diversas histórias impressionantes de seus pacientes, publicou seu livro no ano 2000, que se tornou um grande best-seller e foi publicado em mais de 30 países. A dieta ficou muito popular, prometendo emagrecimento rápido e sem fome.

Veja também:

A Dieta do Mediterrâneo e seus benefícios

Como a Dieta Dukan Funciona?

A Dieta Dukan é constituída por 4 fases: duas fases de emagrecimento e duas fases de manutenção. No começo, calcula-se o “peso verdadeiro”, baseado em sua idade, histórico de regimes, dietas e outros fatores. O tempo de cada fase vai depender de quanto peso se precisa perder para chegar ao seu “peso verdadeiro”.

As quatro fases da dieta Dukan

FASE DE ATAQUE (1 a 7 dias, no máximo 10)

No começo pode comer à vontade proteínas magras, com uma colher e meia de farelo de aveia por dia.

FASE DE CRUZEIRO (1 a 12 meses)

Agora se deve alternar um dia de proteína magra com um dia de legumes não amiláceos e verduras no dia seguinte, mais duas colheres de sopa de farelo de aveia por dia.

FASE DE CONSOLIDAÇÃO (variável)

Nesta fase se pode consumir proteína magra e vegetais à vontade, com um pouco de carboidratos e gorduras, além de duas colheres e meia de sopa de farelo de aveia. Um dia da semana deve ser consumida só proteína magra e nada mais (além da aveia). Esta fase deverá ser seguida por 10 dias para cada quilo que perdeu durante as fases 1 e 2. Ou seja, quem perdeu 5 quilos até o momento, deve ficar na fase 3 por 50 dias.

FASE DE ESTABILIZAÇÃO (sem data para terminar)

Seguindo as orientações da Fase de Consolidação vai-se afrouxando as restrições enquanto o peso se mantiver estável. Podendo aumentar o consumo de farelo de aveia para 3 colheres de sopa por dia.

Site Dukan

Não se deve iniciar nenhum tipo de dieta alimentar sem acompanhamento médico.