O perigo de não beber água suficiente na terceira idade

O perigo de não beber água suficiente na terceira idade

Embora possamos passar por semanas sem nos alimentar, ficarmos sem beber água por poucos dias pode nos levar à morte. A água é elemento primordial para vários processos em nosso organismo. Regula a temperatura, faz funcionar o intestino e os rins, está presente no sistema respiratório, digestório, nervoso e cardiovascular, sendo responsável pelas absorções e excreções, bem como pelo bom funcionamento da pele.

Quanta água existe em nosso corpo

O organismo de um bebê recém-nascido tem 90% de água. Esse percentual diminui para 70% na adolescência e 60% na fase adulta. Já após os 60 anos, nossos corpos chegam ao percentual de 50%. Embora esta diminuição seja parte natural do processo de envelhecimento, é exatamente na terceira idade que ficamos mais expostos à possibilidade de desidratação, por termos menos reserva hídrica.

Desidratação na terceira idade

A orientação médica é que consumamos 2,5 litros de água por dia, quantidade esta que pode variar de acordo com o tipo de alimentação que temos, a temperatura, a humidade e o tipo de atividade exercida.

Idosos tem a tendência de sentir menos sede por causa do ritmo de vida, entre outros motivos.

Nos dias quentes o risco de desidratação aumenta por causa do suor e respiração e mesmo que não tenha sinais de indisposição, se não houver o consumo de quantidade significativa de água pode comprometer as reações químicas e outras funções importantes do organismo.

Sintomas de desidratação na terceira idade

A desidratação pode afetar a concentração, o aprendizado, a atenção, a memória o humor e o raciocínio. Podendo causar fadiga, dores de cabeça e ansiedade. No caso de idosos pode haver o ressecamento das mucosas, além de infecções urinárias.

A recomendação médica é que se consuma água pura, mas para facilitar a hidratação, podem ser utilizados chás, água de coco e águas saborizadas com frutas. No caso dos sucos de frutas, precisamos de cautela com a quantidade de açúcar.