Estalar os dedos de vez em quando não faz mal, nem prejudica as articulações, no entanto, se estalar os dedos se tornar um hábito e a pessoa estalar compulsivamente, isto pode causar problemas como lesões na articulação, perda da flexibilidade e diminuição da força nos dedos.
Além disso, estalar os dedos pode engrossar as juntas e aumentar o risco de artrite em pessoas predispostas. O mesmo pode acontecer com qualquer outra articulação do corpo.
O que acontece ao estalar os dedos
Quando estalamos os dedos, há um atrito entre os ossos e um estiramento da cápsula que forma a articulação e neste momento as pequenas bolhas de gases que estão presente no líquido que lubrifica internamente a articulação são liberadas bruscamente, promovendo o ruído do estalo.


Ao puxar os dedos para cima também se ouve um estalo, mas este é um pouco diferente e é provocado por um vácuo que forma devido à diferença de pressão e à movimentação brusca do líquido sinovial existente dentro da articulação.
Como parar de estalar os dedos
Para vencer o hábito de estalar os dedos, pode-se conscientizar das consequências que este mau hábito pode trazer. Pedir a alguém que chame a atenção sempre que estalar os dedos pode ajudar a controlar a situação.
Quem fica estalando os dedos ou outras articulações, como as costas e o pescoço, em busca de alívio ou porque sente a articulação está “presa”, deve procurar um profissional, para que este lhe faça uma avaliação e veja as necessidades do indivíduo. As articulações podem estar sendo sobrecarregadas devido a músculos muito tensos e isso pode ser tratado.
O hábito de ficar estalando os dedos frequentemente deve ser vencido, controlando a ansiedade. Tomar um chá calmante como o de camomila ou o suco de maracujá feito com a polpa da fruta pode ajudar a ficar mais calmo. No entanto, em caso de ansiedade generalizada é aconselhado buscar ajuda médica.