O Feijão e os 9 motivos de seu reinado

O Feijão e os 9 motivos de seu reinado

Eterno companheiro do arroz na mesa dos brasileiros, o feijão é uma das principais fontes de proteína da população. Uma boa fonte de fibras para baixar o colesterol e com isso evitar que os níveis de açúcar no sangue subam muito rapidamente após uma refeição. Quando combinado com cereais integrais, como o arroz, o feijão fornece uma proteína de qualidade praticamente livre de gordura.

9 Benefícios do Feijão

O Feijão e os 9 motivos de seu reinado

Veja também:

18 alimentos ricos em proteínas, além da carne

Previne o Câncer

O feijão é rico em manganês que ajuda na defesa do corpo em forma de antioxidantes. A vitamina K do feijão pode proteger células de stress oxidativo, reduzindo as possibilidades de câncer.

Favorece a função Cerebral

A vitamina K no feijão oferece benefícios para o cérebro o sistema nervoso. A bainha de mielina, ou o invólucro exterior em torno do nervo, necessita de uma gordura denominada esfingolipídio para se formar adequadamente.
A vitamina K é conhecida como essencial para a síntese dos esfingolipídios, e, por conseguinte, adequada para a função cerebral e nervosa. Feijão também é uma boa fonte de tiamina, que é importante para as células do cérebro e a função cognitiva.

Açúcar no Sangue

A fibra solúvel do feijão diminui a taxa de metabolismo dos carboidratos dele, o que impede a elevação dos níveis de açúcar no sangue após uma refeição. O alto Teor de proteína também contribui para este efeito.

Desintoxicação

Os sulfitos são conservantes normalmente adicionados aos alimentos preparados, tais como saladas finas e saladas comuns. À semelhança de outros grãos, O feijão contêm altos níveis de molibdênio mineral, um componente chave da enzima sulfito oxidase, cuja função é desintoxicar sulfitos. Isso é importante para as pessoas com alergias a sulfito que estão apresentando sintomas como dor de cabeça ou batimento cardíaco acelerado.

Saúde do Aparelho Digestivo

A fibra insolúvel do feijão ajuda a manter a regularidade intestinal, aumentando o volume das fezes. A fermentação da fibra dietética no intestino grosso também ajuda a manter as boas bactérias no trato digestivo. Evacuações regulares estão associados a um menor risco de câncer de cólon.

Benefício cardiovascular

O alto teor de fibra é responsável por seu poder de baixar o colesterol. O folato ajuda a baixar os níveis de homocisteína, que está associada com um risco aumentado de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, e doença vascular periférica.

Fonte de Energia

O grão é rico em ferro, que ajuda a aumentar os níveis de energia. O ferro é necessário para o metabolismo e a produção de energia do corpo ajudando a mover o oxigênio.

Rico em Proteínas

Feijão é uma ótima fonte de proteína, proporcionando um nível comparável ao encontrado na carne ou produtos lácteos. Quando os grãos são combinados com o arroz, formam uma proteína completa.

Força Óssea

O manganês e cálcio trabalham para manter os ossos fortes e, juntamente com outros minerais podem ajudar a prevenir a osteoporose. A vitamina K também pode ser um nutriente essencial para a saúde óssea. As pessoas que não consomem vitamina K têm um maior risco de sofrer fraturas ósseas. A vitamina K também e benéfica para mulheres que passaram pela menopausa e já começaram a experimentar a perda óssea.