O excesso de açúcar e seus malefícios

O excesso de açúcar e seus malefícios

O consumo de açúcar, especialmente do açúcar branco, está relacionado ao aumento do risco de ter problemas como diabetes, obesidade, colesterol alto, gastrite e prisão de ventre. Além do açúcar branco, o consumo excessivo de produtos doces ricos em açúcar, como mousses e bolos, também é prejudicial à saúde, sendo necessário evitar esses alimentos para manter o corpo saudável e evitar o excesso de peso.

Malefícios do consumo de açúcar

  1. Cáries nos dentes;
  2. Obesidade;
  3. Diabetes;
  4. Colesterol alto;
  5. Gordura no fígado;
  6. Câncer;
  7. Gastrite;
  8. Pressão alta;
  9. Gota;
  10. Prisão de ventre;
  11. Diminuição da memória;
  12. Miopia;
  13. Trombose;
  14. Acne.

Por que o açúcar vicia o cérebro

O excesso de açúcar e seus malefícios

O açúcar vicia o cérebro porque estimula a produção de um hormônio chamado dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e bem estar, fazendo com que o organismo fique viciado nesse tipo de alimentação.

Além do vício, o excesso de açúcar também prejudica a memória e dificulta o aprendizado, o que leva a uma diminuição do rendimento nos estudos e no trabalho.

Recomendação de consumo de açúcar

A recomendação de consumo de açúcar por dia é de 25 g, o que equivale a uma colher de sopa cheia, mas o ideal é evitar ao máximo a ingestão desse alimento, pois o corpo não precisa dele para funcionar bem.

Além disso, deve-se preferir o consumo de açúcar mascavo ou de mel, pois contêm mais vitaminas e minerais que o produto refinado, sendo menos prejudiciais à saúde.

Alimentos ricos em açúcar

Além do açúcar branco, muitos alimentos contêm esse ingrediente em sua receita, trazendo também malefícios à saúde. Alguns exemplos são:

  • Sobremesas: bolos, pudins, docinhos e pães açucarados;
  • Bebidas: refrigerantes, sucos de caixinha e sucos em pó;
  • Produtos industrializados: chocolate, gelatina, biscoito recheado, ketchup, leite condensado, Nutella, mel karo.

Assim, é importante evitar o consumo desses alimentos e olhar sempre o rótulo para verificar se o açúcar foi utilizado como ingrediente para fabricar o produto.

Como adoçar sem açúcar

Para adoçar sucos, cafés, iogurtes naturais ou fazer receitas de bolos e doces, deve-se preferir utilizar adoçantes dietéticos ao invés de açúcar. Os melhores adoçantes são os naturais, como stévia, xilitol, eritritol, maltitol e taumatina, e podem ser usados em todo tipo de receitas e preparações.

Já os adoçantes artificiais, como aspartame, ciclamato de sódio, sacarina e sucralose, são feitos a partir de substâncias químicas, e não são aconselhados especialmente para crianças e gestantes. Além disso, o ideal é que bebidas como sucos, cafés e chás sejam tomados sem adição de açúcar nem de adoçantes, e o iogurte natural, por sua vez, pode ser levemente adoçado com um pouco de mel ou com uma fruta.