8 nutrientes indispensáveis para a terceira idade

nutrientes indispensáveis para a terceira idade

Consumir os nutrientes essenciais e na medida certa é fundamental para o bom funcionamento do organismo e para a prevenção de doenças cardiovasculares, crônicas, a obesidade, diabetes, etc. Além disso, a obtenção de bons hábitos alimentares aumenta a disposição para o desenvolvimento de tarefas no cotidiano na terceira idade.

Veja também:

A Super Vitamina! – Entenda a vitamina D

Nutrientes importantes para a terceira idade

Zinco

Com a diminuição natural da imunidade no passar dos anos, é importante consumir alimentos ricos em zinco, pois o mineral ajuda a aumentá-la e ainda tem ação antioxidante, desacelerando o envelhecimento das células. Uma boa maneira de adquirir zinco é consumindo nozes e castanhas, carnes vermelhas e arroz integral.

Cálcio

É o desgaste ósseo que acarreta o aparecimento da osteoporose. Para manter os ossos fortes e saudáveis é importante consumir alimentos fontes de cálcio como: leite, gergelim, verduras de folhas verde-escuras e a quinua.

Vitamina D

A vitamina D ajuda o organismo a absorver o cálcio e a metabolizá-lo no osso. Outro benefício do consumo da vitamina D é a melhora da absorção intestinal e da capacidade da pele de produzir o seu precursor, a vitamina D3. Pode ser adquirida através da exposição solar ou pelo consumo de cápsulas de óleo de fígado de bacalhau.

Fibras

Consumir alimentos ricos em fibras reduz problemas com prisão de ventre. Linhaça, farelo de trigo, farinha de arroz e farinha de aveia que pode ser acrescentados às frutas ou no mingau.

Potássio

Ajuda a reduzir os níveis de sódio no organismo, diminuindo o risco de hipertensão arterial e derrame. Além disso, esse mineral ajuda combater à prisão de ventre. Pode ser encontrado em: banana, soja, damasco, abacate, iogurte, ameixa, melancia, feijões e ervilha.

Ômega-3

Estimula a comunicação entre as células nervosas e, com isso, atua na prevenção de doenças como o mal de Alzheimer, Parkinson, depressão, perda de memória e de concentração. É encontrado em alimentos como sardinha, salmão, atum e cápsulas de óleo de peixe.

Antioxidantes

O consumo de alimentos com ação antioxidante ajuda a combater a ação dos radicais livres dentro das células. Laranja, cenoura, abóbora, vegetais folhosos como couve e espinafre, nas frutas cítricas e vegetais como brócolis e pimentão, são alguns exemplos de onde encontra-los.

Vitaminas do Complexo B

As vitaminas B1, B6, B12 e ácido fólico agem no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Aumentam o sistema imunológico e ainda melhoram o funcionamento do cérebro, pois protege os tecidos nervosos contra a oxidação.