Natação: A Pérola dos esportes na terceira idade

Natação: A Pérola dos esportes na terceira idade

O envelhecimento acontece naturalmente e não precisa ser sinônimo de falta de saúde e disposição. A prática regular de atividades físicas é necessária ao longo de toda a vida, para proporcionar saúde e bem-estar. A natação é uma dádiva.

Por proporcionar vantagens físicas e mentais, a natação é considerada um dos esportes mais procurados pela terceira idade. O maior motivo é por não oferecer nenhum risco à saúde do idoso.

Veja também:

As melhores atividades físicas para a terceira idade

4 remédios caseiros para tratar queimaduras de sol

Natação: A Pérola dos esportes na terceira idade

Benefícios da natação para idosos

Melhora no condicionamento físico

Condicionamento físico é capacidade que o corpo tem de reagir e resistir às tarefas do dia a dia e em atividades físicas esporádicas. Coração, vasos sanguíneos, pulmões e músculos são pontos importantes de desenvolvimento.

A natação ajuda nessa preparação para as atividades rotineiras e ocasionais, por aumentar a resistência e fazer com que o corpo demore mais para chegar à sensação de cansaço, melhorando a performance dia após dia.

Proteção das articulações

A natação  não prejudica as articulações. Isso acontece, pois o corpo sofre menos impacto da gravidade dentro da água, diminuindo seu peso total e evitando a sobrecarga nas articulações.

Melhora na capacidade respiratória

Uma consequência natural das atividades esportivas é o desenvolvimento da capacidade respiratória. Uma pessoa adulta tem uma capacidade respiratória padrão que, em um volume total, corresponde a mais ou menos 6,5 litros.

A natação trabalha a capacidade respiratória em um ritmo de menor impacto para o corpo humano. Por isso, é mais segura para idosos, apresentando menor risco em comparação à práticas como musculação e corrida, por exemplo.

Estimulação da interação social  

É comum na terceira idade, acontecer a sensação de solidão ou a falta da rotina ativa do passado, chegando até mesmo a ter sintomas de depressão. Para mudar isso, a natação também oferece o benefício da socialização.

Melhora na autoestima

Um dos benefícios da atividade é a melhora da autoestima e do bom humor. Ao conseguir desenvolver um novo hábito, acontece a sensação de conquista e superação. Além disso, a melhora na autoestima é uma consequência do desenvolvimento do condicionamento físico e das relações sociais que o esporte propicia.

Outros benefícios

 – Melhora na capacidade cognitiva

 – Proteção dos ossos

 – Coordenação motora

 – Melhora na capacidade cardiovascular

 – Diminui a ansiedade