A pessoa que gosta de música clássica, pode se considerar com sorte. Estudos mostram que ouvir música clássica é saudável e traz mais benefícios que músicas mais populares e menos complexas.
Música clássica é mais complexa do que a maioria das músicas que a gente ouve no rádio e na TV. Hoje em dia, como quase tudo é orientado pelo lucro, é difícil ouvir música clássica nos meios de comunicação tradicionais. Pois os lançamentos que tem apelo popular acabam indo em outra direção.
Principais benefícios de ouvir música clássica
-
Melhora do controle emocional
De acordo com um estudo da Universidade de Stanford, ouvir música clássica ativa áreas do cérebro ligadas à emoção, cognição e autonomia, liberando dopamina que afeta o nosso humor e na nossa sensação de bem estar. Esses efeitos combinados são uma boa proteção contra a depressão e a ansiedade.
-
Diminuição no número de ataques epiléticos
No que diz respeito à epilepsia, alguns estudos tiveram resultados muito bons na queda do número e na duração dos ataques.
-
Aumento temporário de QI em adultos
Em um estudo realizado em 1993 constatou-se que as pessoas que ouviam a sonata K448 ou o concerto K488 de Mozart apresentaram um aumento de QI. Após algumas tentativas de reprodução, outros pesquisadores concluíram que esse benefício era temporário e atribuíram o aumento de QI a uma sensação de bem estar proporcionada pela música apenas para aqueles que gostavam da música.
-
Aumento permanente de QI em crianças
Crianças que têm aulas de música e aprendem música clássica têm apresentado melhora no seu QI. E essa melhora é permanente.
Conclusão
Claro que os gostos são diversos e não há demérito algum em gostar de outros estilos musicais, Porém, diante do exposto acima, vale a pena experimentar e exercitar o hábito de ouvir este tipo de música. Afinal de contas, além dos benefícios apontados, há realmente muito bom gosto envolvido.