Ouvir música clássica trás benefícios à saúde

Ouvir música clássica trás benefícios à saúde

A pessoa que gosta de música clássica, pode se considerar com sorte. Estudos mostram que ouvir música clássica é saudável e traz mais benefícios que músicas mais populares e menos complexas.

Música clássica é mais complexa do que a maioria das músicas que a gente ouve no rádio e na TV. Hoje em dia, como quase tudo é orientado pelo lucro, é difícil ouvir música clássica nos meios de comunicação tradicionais. Pois os lançamentos que tem apelo popular acabam indo em outra direção.

Principais benefícios de ouvir música clássica

Ouvir música clássica trás benefícios à saúde

  • Melhora do controle emocional

De acordo com um estudo da Universidade de Stanford, ouvir música clássica ativa áreas do cérebro ligadas à emoção, cognição e autonomia, liberando dopamina que afeta o nosso humor e na nossa sensação de bem estar. Esses efeitos combinados são uma boa proteção contra a depressão e a ansiedade.

  • Diminuição no número de ataques epiléticos

No que diz respeito à epilepsia, alguns estudos tiveram resultados muito bons na queda do número e na duração dos ataques.

  • Aumento temporário de QI em adultos

Em um estudo realizado em 1993 constatou-se que as pessoas que ouviam a sonata K448 ou o concerto K488 de Mozart apresentaram um aumento de QI. Após algumas tentativas de reprodução, outros pesquisadores concluíram que esse benefício era temporário e atribuíram o aumento de QI a uma sensação de bem estar proporcionada pela música apenas para aqueles que gostavam da música.

  • Aumento permanente de QI em crianças

Crianças que têm aulas de música e aprendem música clássica têm apresentado melhora no seu QI. E essa melhora é permanente.

Conclusão

Claro que os gostos são diversos e não há demérito algum em gostar de outros estilos musicais, Porém, diante do exposto acima, vale a pena experimentar e exercitar o hábito de ouvir este tipo de música. Afinal de contas, além dos benefícios apontados, há realmente muito bom gosto envolvido.