Musculação na terceira idade?

Musculação na terceira idade?

Estamos acostumados a falar sobre musculação apenas quando nos referimos a assuntos estéticos. O ambiente de academia está sempre relacionado com os cuidados com a aparência física de homens e mulheres que buscam um corpo perfeito, com músculos definidos e peso corporal adequado.

Sempre cheia de rapazes e moças, as academias de musculação tem som ambiente que favorece o ritmo dos exercícios e muitos espelhos para que sejam acompanhadas em tempo real todas as transformações estéticas que vão acontecendo. O que pouca gente sabe é a grande importância que esta atividade física tem na vida das pessoas da terceira idade.

O corpo na terceira idade

Nesta fase de nossas vidas precisamos estar conscientes do que irá acontecer com nossos corpos durante o processo de envelhecimento, pois assim podemos diminuir o impacto negativo que estas mudanças podem causar sobre nossa qualidade de vida.

Perdas funcionais podem começar a acontecer, além da diminuição de massa muscular e óssea que são característicos desta fase. Sem falar do aumento natural do peso corpóreo decorrente disso.

senior musculação

Benefícios da musculação na terceira idade

Com a chegada da idade, podemos ter perdas na agilidade da realização de tarefas do dia a dia, além da diminuição da flexibilidade e o aumento dos riscos de lesões, doenças cardiovasculares e problemas respiratórios. Se inserirmos exercícios de preparo muscular em nossas rotinas, poderemos atenuar estas ocorrências. Além disso, podemos melhorar a qualidade de nosso convívio social.

A musculação pode ainda trazer estes benefícios:

  1. Melhora a força e a flexibilidade
  2. Aumenta a densidade óssea
  3. Reduz a gordura corporal
  4. Reduz a dor articular
  5. Melhora a postura corporal
  6. Reduz os sintomas de doenças crônicas
  7. Melhora a autoestima

Profissionais em condicionamento físico sabem qual a quantidade e a forma certa para cada tipo de exercício. Além disso, precisamos falar com o médico antes de começar qualquer atividade. Se estiver ao nosso alcance, precisamos cuidar do nosso corpo. Mãos à obra!

Pois esse negócio que terceira idade sem atividades é coisa do passado.