Principais mudanças da pele na terceira idade

Principais mudanças da pele na terceira idade

O Sol pode ser um inimigo

Principais mudanças da pele na terceira idade

A nossa pele tende a ficar mais fina, menos elástica, mais seca e finamente enrugada ao chegarmos à terceira idade. Entretanto, a exposição à luz do sol ao longo dos anos pode contribuir para acelerar o enrugamento e fazer com que a ela fique áspera e manchada antes do tempo. As pessoas que evitaram a exposição à luz do sol, frequentemente parecem mais jovens do que outros da mesma idade.

Diminuição da produção de colágeno

Principais mudanças da pele na terceira idade

Veja também:

6 dicas simples para uma pele bonita depois dos 60

A pele muda parcialmente porque o envelhecimento do corpo produz menos colágeno (um tecido duro e fibroso que deixa ela forte) e elastina (que torna a pele flexível). Resultando uma pele que se rasga mais facilmente.

A camada adiposa sob a pele se afina. Essa camada atua como uma almofada, ajudando a proteger e a suportá-la. A camada adiposa ajuda a conservar o calor do corpo. Quando a camada se afina, é mais provável que apareçam rugas, e a tolerância para o frio diminui.

Cuidado redobrado contra pequenos machucados

O número de terminações nervosas diminui. Como resultado, nos tornamos menos sensíveis à dor, temperatura e pressão, e as lesões podem ser mais comuns.

O número de glândulas sudoríparas e vasos sanguíneos diminuem, assim como o fluxo sanguíneo nas camadas mais profundas. Assim, o corpo é menos capaz de mover o calor de dentro do corpo através dos vasos sanguíneos para a superfície. Menos calor deixa o corpo, e o corpo não pode se esfriar tão bem. Dessa forma, é aumenta o risco de problemas relacionados com o calor, como insolação. Quando o fluxo do sangue diminui, a pele tende a se aquecer mais lentamente.

O número de células produzindo pigmentação (melanócitos) também se reduz. Como resultado, tem menor proteção contra a radiação ultravioleta (UV), como a da luz do sol. Grandes manchas marrons (manchas senis) podem se desenvolver na pele que foi exposta à luz do sol, talvez porque a pele é menos capaz de remover os resíduos.