9 motivos para malhar na terceira idade

9 motivos para malhar na terceira idade

Força muscular, aumento da densidade óssea e capacidade funcional são alguns dos benefícios

Praticar atividades físicas e ou desportivas ao ar livre é um hábito comum de muita gente em nosso país. Alguns usam o exercício como complemento à rotina da academia de ginástica ou como uma alternativa à vida agitada do espaço fechado para a prática esportiva. Este bom costume caiu no gosto de jovens e adultos há tempos e com o passar dos anos, contagiou as pessoas na terceira idade também, que hoje em dia frequentam até as academias de musculação. 

Malhar na terceira idade

9 motivos para malhar na terceira idade

A prática esportiva e os exercícios físicos de modo geral são extremamente benéficos pra quem está na terceira idade, desde que todos os riscos sejam minimizados através de iniciativas simples, claro que depois de visitar o médico e realizar o check-up através de exames e assim conferir que a saúde está em dia, pois muitos exercícios são passados respeitando as condições de saúde de cada pessoa. Mas são raros os casos em que as atividades físicas são desaconselhadas. Mesmo que de forma suave, todos podem e devem se exercitar.

Atividades de todos os tipos

Para que os idosos pratiquem atividades físicas e dessa forma previnam o sedentarismo, doenças e até mesmo a depressão, existem muitos motivos e benefícios anunciados. É imprescindível que as pessoas entendam porque exercitar-se na terceira idade é fundamental. 

Alguns benefícios da musculação para o idoso

 – Aumento da força muscular;

 – Aumento da densidade óssea;

 – Aumento da capacidade funcional;

 – Aumento da flexibilidade, agilidade e resistência;

 – Aumento da motivação e melhoria da autoimagem;

 – Diminuição da % da gordura;

 – Diminuição dos riscos de doença cardiovascular;

 – Melhoria dos fatores neurais;

 – Melhoria da postura geral.