10 motivos para consumir aveia todos os dias

10 motivos para consumir aveia todos os dias

A aveia é um dos cereais mais completos, saborosos e saudáveis que se pode encontrar; é um dos alimentos mais consumidos no mundo, por ter um alto valor nutricional e energético que se transformou na base da alimentação de muitas civilizações e culturas.

Popularmente a aveia também é conhecida como “a rainha dos cereais”, porque contêm mais proteínas, vitaminas, hidratos de carbono e nutrientes que os outros cereais.

Benefícios do consumo regular de aveia

10 motivos para consumir aveia todos os dias

Controla o colesterol

A aveia contém um composto chamado Beta-Glucana (fibra) que, de acordo às pesquisas, é positivo para as pessoas que sofrem de colesterol alto. consumir no café da manhã, ajuda a regular os níveis de colesterol.

É antioxidante

A aveia possui propriedades antioxidantes que contribuem para combater os radicais livres procedentes do colesterol ruim.

Fortalece o sistema imunológico

A Beta-Glucana da aveia ajuda a melhorar a resposta do sistema imunológico contra vírus e bactérias que provocam infecções. Consumir uma porção de aveia por dia ajuda a fortalecer o sistema imune e assim protege o corpo destes patógenos.

Ajuda a combater a diabete

Consumir regularmente diminui a propensão a contrair diabetes tipo II. A fibra solúvel da aveia pode ajudar contra o diabetes, porque estimula a digestão do amido estabilizando os níveis de açúcar, depois de ingerir os alimentos.

Veja também:

50 alimentos gostosos com poucas calorias para emagrecer

Melhora a digestão

O consumo da aveia ajuda a melhorar a digestão, pois a fibra é ideal para melhorar o trânsito intestinal e evitar problemas como prisão do ventre. Além disso, a fibra insolúvel da aveia ajuda a reduzir os ácidos biliares e diminuir a sua capacidade tóxica.

Proporciona saciedade

10 motivos para consumir aveia todos os dias

Consumir gera uma sensação de saciedade por mais tempo, evitando que sintamos a necessidade de comer a toda hora. Este benefício se deve ao seu teor de hidratos de carbono complexos ou carboidratos de absorção lenta.

É anticancerígena

Contém lignanas e fitoestrógenos, que são duas substâncias chaves na prevenção do câncer relacionado com os hormônios. Recomendado especialmente para mulheres que estão na fase da menopausa.

Ajuda a combater a asma

Ela também tem um efeito expectorante que ajuda especialmente as pessoas que sofrem de tosse e bronquite. Estudos revelaram que, aumentar o consumo de cereais integrais, pode reduzir em até 50% o risco de asma nas crianças.

Protege o coração

Contém lignanas, que são fitoquímicos também presentes em outros cereais, que são sintetizados graças à flora intestinal e podem proteger o coração.

É diurética

O consumo ajuda a eliminar o ácido úrico e aumenta a quantidade de urina graças ao silício. Também combate a gota e outras doenças relacionadas à retenção de líquidos.