10 motivos para comer 1 Castanha-do-Pará por dia

10 motivos para comer 1 Castanha-do-Pará por dia

A Castanha-do-Pará, que é mundialmente conhecida como Castanha-do-Brasil, apesar de ser um fruto que contém muitas calorias, é extremamente saborosa e rica em nutrientes e proteínas essenciais para o corpo humano, pois proporcionam o bem-estar e combatem doenças.

O nome científico de sua árvore de origem é Bertholletia Excelsa, muito comum nas florestas sul-americanas, principalmente na região amazônica – onde seu fruto é bastante consumido pelos nativos.

Benefícios da Castanha-do-Pará

10 motivos para comer 1 Castanha-do-Pará por dia

Veja também:

Antioxidantes – O que são e para que servem

1) Rica em selênio

O selênio estimula a atividade dos antioxidantes no corpo, além de prevenir doenças relacionadas a artéria coronária, a cirrose hepática e também alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de mama.

2) Contém Vitaminas E e do complexo B

As castanhas possuem as vitaminas E e as pertencentes ao complexo B. A vitamina E é um ótimo antioxidante solúvel que nos protege dos radicais livres e do oxigênio nocivo que respiramos no dia-a-dia.

Já as vitaminas do complexo B, como a tiamina, ajudam o corpo durante todo processo do metabolismo energético, além de serem componentes importantes para a saúde do coração.

3) Ajuda a diminuir a acne

Enquanto o zinco reduz a inflamação, o selênio por sua vez, funciona como um agente antibacteriano que também deixa o local da acne menos dolorido.

4) Oferece as proteínas necessárias

Oferece-nos todos os aminoácidos que necessitamos para nosso desenvolvimento e para a boa reparação de nosso tecido muscular. Uma de suas proteínas, chamada metionina, é eficiente agindo na prevenção de doenças crônicas e contra o envelhecimento precoce.

5) Estimula a produção de trioditironina no organismo

A falta desse hormônio no organismo pode desencadear diversos problemas graves de saúde, como deficiência visual, fortes dores na barriga, entre outras disfunções.

6) Reduz os níveis de colesterol no sangue

Os ácidos que a castanha possui, como os graxos monoinsaturados, o ácido palmitoleico e o ácido oleico, são capazes de limpar o sangue e mantê-lo saudável, livrando-o do mau colesterol (LDL).

7) Fortalece o sistema imunológico

Por ser composta por vitaminas B, C e D, que são vitaminas que ajudam a impulsionar o nosso sistema imunológico.

8) Diminui o risco de doenças cardíacas e melhora a pressão arterial

A Castanha-do-Pará possui um aminoácido chamado L-arginina. Esse importante aminoácido relaxa os vasos sanguíneos, facilitando a fluidez do sangue e também prevenindo problemas cardiovasculares.

9) Oferece magnésio necessário ao corpo humano

A Castanha-do-Pará também é uma fonte de magnésio – quase 100% da quantidade que o corpo necessita diariamente – o que proporciona mais saúde para o coração e também uma boa função muscular para seu corpo.

10) Proporciona benefícios capilares

Ajuda a saúde capilar por causa do selênio, pois seus atributos também estão associados ao crescimento saudável do cabelo.