Morango: Saboroso e nutritivo – 9 benefícios

Morango: Saboroso e nutritivo – 9 benefícios

De cor vermelha e sabor caracterizado pela mistura de doce e azedo, o morango é muito consumido no Brasil e no mundo, principalmente nas épocas de safra, em que é mais fácil encontrar a fruta no mercado e com um custo mais acessível.

As propriedades do morango

Pouco calóricos; 100 g têm apenas 33 calorias (7,7 g de carboidratos, 0,7 g de proteína, 2g de fibras e 0,3 g de gordura). É excelente fonte de manganês e vitamina C (cada 100 g contêm 0,386 mg e 58,8 mg, respectivamente). Apresenta também vitamina B6, biotina, ácido fólico, fibras, ômega 3, iodo, potássio, fósforo, magnésio e cobre.

Com relação aos fito nutrientes, eles possuem compostos dos grupos das antocianinas, dos flavonoides, dos ácidos hidroxicinâmicos e hidroxibenzóicos, exemplares de taninos e estilbenos.

Benefícios do morango

Morango: Saboroso e nutritivo – 9 benefícios

Veja também:

Salada de morango: Refrescante e nutritiva

1) Ajuda a controlar a glicemia

Estudos mostraram que o consumo de morangos e com certa frequência (no mínimo 2 a 3 porções por semana) ajuda a controlar o nível de glicose no sangue.

2) Ajuda a emagrecer

Os morangos também parecem estimular a produção dos hormônios adiponectina e leptina, que participam respetivamente, na queima de gorduras e no controle do apetite.

3) Bom para o coração

O potássio presente no morango é um vasodilatador; ele ajuda a diminuir os efeitos do sódio no nosso organismo. Da mesma forma, o magnésio possui essa ação anti-hipertensiva, por relaxar os músculos dos vasos sanguíneos.

4) Anti-inflamatório

A quercetina (flavonoide) também tem uma atividade anti-inflamatória. Embora ainda que não existem pesquisas que comprovem este assunto, a ingestão de morangos pode amenizar sintomas alérgicos, como urticárias e secreções nasais.

5) Bom para os olhos

O poder antioxidante dos morangos pode evitar a ocorrência de doenças oftalmológicas. Os radicais livres são um dos principais responsáveis pela ocorrência de enfermidades como a degeneração macular, que pode levar a uma perda de visão.

 6) Fortalece o sistema imunológico

Os morangos são excelente fonte de vitamina C, que além de ser um antioxidante e com isso evitar várias doenças, impulsiona a atividade dos leucócitos, uma das principais células envolvidas com defesa do nosso organismo.

7) O morango é bom para a pele

Os benefícios do morango para a pele também são proporcionados pelo seu conteúdo de vitamina C e pela presença do ácido elágico (um ácido hidroxibenzóico).

8) Aliado do sistema nervoso

A ação antioxidante dos morangos ajuda a proteger o nervoso. Os radicais livres também são prejudiciais para o cérebro e os nervos.

9) Ajuda a evitar o câncer

Existem vários fatores que propiciam a ocorrência dos muitos tipos de câncer, desde uma condição de estresse oxidativo até quadros de inflação excessiva. O consumo de morango é bastante pertinente contra o câncer, sobretudo para os tumores no cólon, esôfago, colo do útero e mama, graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.