O Mirtilo (blueberry) e seus incríveis benefícios

O Mirtilo (blueberry) e seus incríveis benefícios

Mirtilo é uma pequena fruta cujo nome científico é Vaccinium myrtillus L.Constitui-se em uma das fontes naturais mais ricas de antocianinas. Esses componentes são os responsáveis pela sua cor azul, o que confere alta quantidade de antioxidantes à fruta. O mirtilo nasce em arbustos de baixo crescimento, originários do norte da Europa, podendo também ser encontrado em partes da América do Norte e da Ásia. Conhecido também como mirtilos ou blueberry (em inglês), o mirtilo costuma crescer em florestas de coníferas úmidas e seu desenvolvimento é favorecido por solos moderadamente úmidos.

8 benefícios do mirtilo para a saúde.

O Mirtilo (blueberry) e seus incríveis benefícios

1. POUCAS CALORIAS

O mirtilo tem poucas calorias. 100 g contém apenas 57 calorias. No entanto, mirtilo possui nutrientes benéficos para saúde, como fibras solúveis dietéticas, minerais, vitaminas e pigmentos antioxidantes.

2. ALTO VALOR ORAC

O blueberry é uma das frutas com mais antioxidantes que existem. O valor ORAC de 100 g de mirtilo fresco é 5562 TE. O seu valor antioxidante, em grande parte se deve à antocianida e a poli compostos fenólicos como o ácido clorogênico, taninos, miricetina, quercetina e kaempferol .

3. FONTE DE ANTIOXIDANTES

O fruto também têm outros antioxidantes tais como flavonóides caroteno-β, luteína e zea-xantina.

4. COMBATE AS CÉLULAS DE ENVELHECIMENTO

Os compostos fito-químicos ajudam a combater os radicais livres nocivos derivados do oxigênio do corpo e, assim, proteger o corpo humano contra o câncer, envelhecimento, doenças degenerativas e infecções.

5. REDUZ OS NÍVEIS DE AÇÚCAR NO SANGUE

Alguns estudos indicam que o ácido clorogênico do mirtilo ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue, auxiliando no controle na diabete tipo 2.

6. FORNECE VITAMINA E, A e C

Mirtilo contêm pequenas quantidades de vitamina C, vitamina A e vitamina E. Essas vitaminas funcionam como potentes antioxidantes.

7. RICA FONTE DE VITAMINAS DO COMPLEXO B

O mirtilo também contém uma pequena quantidade de grupo complexo B de vitaminas tais como niacina, piridoxina, ácido pantoténico e folatos. Além de boa quantidade de B-6, niacina, riboflavina, ácido pantoténico e vitamina ácido fólico. Estas vitaminas atuam como cofatores que ajudam o corpo a metabolizar carboidratos, proteínas e gorduras.

8. FONTE DE MINERAIS

Contêm uma boa quantidade de minerais como potássio, manganês, cobre, ferro e zinco. O potássio é um componente importante que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. O cobre é necessário para a produção de células vermelhas do sangue. O ferro é necessário para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue.