Enquanto as pesquisas tentam desvendar o quanto a genética influencia na memória e quanto os hábitos cotidianos são importantes para diminuir o risco de demência, os especialistas dão algumas dicas que podem ajudar o envelhecimento mais saudável da nossa mente.
5 dicas para o envelhecimento saudável da mente
- Mexer-se: praticar de atividade física, independentemente da intensidade, aumenta o volume da substância cinzenta do cérebro e o fluxo sanguíneo em regiões cerebrais associadas ao declínio cognitivo considerado normal para a idade.
- Comer bem: controlar os níveis de pressão arterial e de glicose também colaboram para um envelhecimento cerebral saudável, por evitar danos vasculares ao cérebro, diminuindo a chance de desenvolvimento de demência.
- Por cabeça para funcionar: manter-se cognitivamente ativo, seja por meio de voluntariado ou outras atividades, contribui para o aumento da reserva cognitiva e a diminuição do risco de demência.
- Relaxar: meditação, ioga, etc. estão associados à diminuição de substâncias inflamatórias no cérebro.
- Ser saudável: parar com o cigarro e as bebidas alcoólicas protege os neurônios contra as toxinas decorrentes desses hábitos.
Exercícios para o cérebro
Veja também:
O Xadrez e seus benefícios para a saúde mental
Praticar meditação
A meditação melhora a vida sob todos os aspectos. A meditação não está necessariamente vinculada a uma religião.
Praticar jogos para o cérebro
Palavras cruzadas e Sudoku são os mais comuns quando se busca exercícios para estimular o cérebro. Mas a lista de jogos para o cérebro aumentou com os aplicativos de celular.
Fazer exercícios para a memória
A memória é uma parte muito importante da mente humana e influencia na capacidade do cérebro de tomar boas decisões.
Substituir a máquina pela cabeça
Nem papel, usamos mais para realizarmos nossas operações matemáticas. Hoje, tudo é feito pelo computador ou, no mínimo, a calculadora.
Aprender uma nova língua
Além de desacelerar o envelhecimento da mente, aprender uma nova língua é um exercício para o cérebro que traz diversos benefícios.
Aprender a tocar um instrumento musical
Aprender um instrumento musical é como aprender uma língua. Se você já toca algum, terá que aprender as habilidades motoras específicas daquele instrumento e a coordenação para o uso das duas mãos simultaneamente.
Experimente algo novo
Algo mais radical como viajar para lugares totalmente novos ou mesmo pequenas mudanças corriqueiras na rotina são capazes de estimular o cérebro de uma maneira diferente e proveitosa.