Menopausa – O desafio da plenitude feminina

Menopausa – O desafio da plenitude feminina

Entre os 45 e 55 anos, a mulher experimenta um novo desafio em sua vida: A Menopausa.

Podendo acontecer pouco antes ou pouco depois desta idade, a menopausa precisa ser encarada.

Nesta idade, a mulher já venceu muitos fantasmas e dilemas com os quais talvez tenha lutado pela vida toda. Sim, nessa época da vida podemos contemplar uma mulher forte, decidida e equilibrada, que conhece a si mesmo e não tem medo da vida!

Exatamente neste momento, a menopausa aparece como se fosse uma sombra, querendo tirar o brilho do que pode ser o melhor momento da vida feminina.

Os relatos nos mostram a instabilidade pela qual passam a atravessar, sentindo como se a vida tivesse perdido seu rumo normal, pois a menopausa trás reações e sintomas que atingem todas as esferas da vida feminina. Corpo e mente sofrem as consequências da diminuição da produção dos hormônios que foram responsáveis pelo equilíbrio físico e emocional há décadas.

Sintomas da menopausa

 Entre outros, veja os principais sintomas desencadeados durante a menopausa:

  • Ausência da menstruação;
  • Ressecamento vaginal (secura);
  • Ondas de calor;
  • Suores noturnos;
  • Insônia;
  • Diminuição no desejo sexual;
  • Diminuição da atenção e memória;
  • Perda de massa óssea (osteoporose);
  • Aumento do risco cardiovascular;
  • Alterações na distribuição da gordura corporal;
  • Depressão.

Maneiras de aliviar os sintomas da menopausa

Estamos vivendo a era da informação. Muito já se descobriu a respeito deste assunto e todo esse conhecimento veio completar a bagagem de sabedoria que recebemos de nossas mães e avós, resultando em uma boa quantidade de ferramentas para que a mulher do século XXI vença mais este desafio!

Entre outras providências, estas ações abaixo darão condições de amenizar os desconfortos e trazer qualidade de vida para este tempo.

Faça exercícios físicos

Com a ajuda de seu médico e de um bom orientador físico, pratique os exercícios que são direcionados para esta etapa da vida.

Alimente-se adequadamente

A essa altura já aprendemos que os excessos são nocivos. Evite comida industrializada ao máximo e tome todas as atitudes orientadas por seu nutricionista, pois a alimentação corrobora diretamente sobre os aspectos do nosso corpo.

Exercite seu cérebro

Com pequenas ações podemos evitar a perda de memória decorrente da menopausa. Simples desafios mentais como palavras-cruzadas darão conta de evitar este dano.

Atenção à pele o ossos

Cremes hidratantes serão imprescindíveis para manter a elasticidade da pele que tende a ressecar. Vele lembrar que o consumo da quantidade certa de água fará diferença como nunca!

Com relação aos ossos, banhos diários de sol e uma boa suplementação vitamínica podem ser recomendados, converse com seu médico.

Mantenha ativa sua sexualidade

De maneira prática a menopausa afeta a o sexo apenas em uma possível ausência da lubrificação vaginal que se teve normalmente durante a vida, mas isso pode ser resolvido facilmente com produtos de ótima qualidade que existem no mercado. O maior obstáculo neste quesito tão importante está na forma como as mulheres se veem nesta etapa da vida.

Achar que por causa da chegada da menopausa está velha demais, preocupando-se com o desempenho é o grande obstáculo a se vencer! Poder perceber que está vivendo um momento de plenitude e que nele também se podem extrair grandes porções de felicidade, fará desta mulher uma fonte de alegria!