Memória – 5 maneiras de manter a saúde

Memória – 5 maneiras de manter a saúde

Sair de casa e não lembrar aonde colocou as chaves… Esquecer de um compromisso importante ou uma data de aniversário… Esquecer a senha do cartão… Quem nunca teve esses lapsos de memória? Situações que são cada vez mais recorrentes na rotina de pessoas de todas as idades.

A maneira como organizamos e adaptamos o ambiente aonde estamos pode ser fundamental para a manutenção da memória. Alguns gatilhos podem ser utilizados de forma que possamos exercitar a mente e lembrarmos de detalhes fundamentais no dia a dia. 

Dicas para manter a memória saudável

Memória – 5 maneiras de manter a saúde

Sono: há tempos, o sono é definido por cientistas como o estado em que nosso corpo otimiza e consolida novas informações adquiridas e as armazenam como memória.

Alimentação: está provado que uma dieta rica em Ômega-3, vitamina B e antioxidantes é importante para a saúde do cérebro e para ter uma boa memória.

Relaxamento: desestressar e meditar são formas reconhecidas de preservar as lembranças. Segundo estudos amplamente divulgados, a prática diária da meditação ativa as partes do córtex cerebral responsáveis pela tomada de decisão, atenção e memória.

Exercícios físicos: estudos científicos mostram que o exercício físico melhora e protege a função cerebral, sugerindo que pessoas fisicamente ativas apresentem menor risco de serem acometidas por doenças neurodegenerativas.

Estímulo Cognitivo: quando você pratica alguma atividade intelectual, o que também podemos chamar de ginástica cerebral, cria novas conexões entre os neurônios no cérebro (as sinapses). Quanto maior a densidade de sinapses no cérebro, maior é a nossa reserva cognitiva, a resistência da mente às lesões no cérebro.