Melancia: 10 motivos para consumir regularmente

Melancia: 10 motivos para consumir regularmente

Além de ser uma excelente fonte hidratante para o corpo, considerada a fruta número um no ranking daquelas que combatem a desidratação, a melancia também é rica em minerais e vitaminas importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, sendo uma fruta ideal para combater doenças e trazer benefícios a nossa beleza, melhorando a nossa pele e cabelos, dando também aquela emagrecida na silhueta.

10 benefícios da melancia para a saúde

Melancia: 10 motivos para consumir regularmente

Veja também:

As frutas que aliviam dores no estômago

1 – Reduz a pressão arterial

Por causa da presença de uma substância chamada citrulina, que se converte em arginina no nosso organismo, a melancia ajuda a diminuir a pressão arterial do sangue, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares. Com a presença do magnésio e do potássio entre os seus principais minerais, a fruta tem efeito vasodilatador, que impede das perigosas placas arterioscleróticas,  prejudicam o funcionamento do coração.

2 – Melhora a saúde dos olhos

Rica em betacaroteno, antioxidante que é responsável por se transformar em vitamina A em nosso organismo, a melancia ajuda na prevenção da cegueira noturna e da degeneração macular, doenças que afetam principalmente pessoas em idade mais avançada.

3 – Previne e trata o câncer

Por causa dos antioxidantes presentes em sua composição, como o licopeno  e o betacaroteno, além da vitamina C, a fruta de polpa vermelha previne e combate diversos tipos de câncer que possam se desenvolver no nosso organismo.

4 – Ajuda a emagrecer

Durante o processo de emagrecimento, é normal querermos dar aquela fugida da dieta e comer doces. Com a melancia, pode-se suprir a sua necessidade de açúcar, sem engordar, uma vez que a fruta é pouco calórica e levemente adocicada, o que fará com que a escolha seja muito mais saudável.

5 – Combate a impotência sexual

A fruta é rica em uma substância chamada citrulina, que se transforma em arginina no nosso organismo. Ela é capaz de promover o relaxamento dos vasos sanguíneos, ideal para aumentar o aporte de sangue para o pênis. A função é semelhante ao medicamento mais famoso contra a disfunção erétil, o Viagra.

6 – Melhora a saúde dos ossos

Graças aos antioxidantes presentes em sua composição nutricional, como o licopeno, a melancia se mostra eficiente no estímulo na formação dos ossos e reduzindo o processo de degradação, essencial para prevenir doenças como a osteoporose.

7 – Limpa os rins

Por ser uma rica fonte de água, a melancia hidrata o corpo e aumenta o fluxo de excreção de urina, ideal para limpar os rins e livrar o organismo da ação das toxinas. Ainda, devido ao potássio presente em sua composição, a fruta vermelha ajuda a evitar a formação de ácido úrico no organismo, principal responsável por causar doenças, como cálculos renais e a gota.

8 – Melhora a saúde muscular

Fonte de potássio, um mineral considerado essencial para o processo de contração dos músculos e para a transmissão dos impulsos nervosos, a melancia pode ser uma grande aliada de atletas ou pessoas que fazem atividades físicas regulares para ajudar na resistência e recuperação muscular corporal

9 – Previne o envelhecimento precoce

A melancia também pode ser a sua nova amiga no combate ao envelhecimento da pele. Isso porque a vitamina C e os antioxidantes presentes em sua composição nutricional ajudam a combater os radicais livres e a proteger a derma dos efeitos danosos dos raios solares.

10 – Combate o diabetes

A fruta contém uma quantidade muito pequena de açúcar na sua composição, o que não chega a ser prejudicial aos pacientes, fornecendo vários nutrientes essenciais ao organismo.