Meditação – Uma boa ferramenta para a terceira idade

Meditação – Uma boa ferramenta para a terceira idade

A meditação para a terceira idade pode contribuir de maneira significativa, trazendo muitos benefícios para a saúde física e mental.

Aproveitar o tempo livre para se dedicar a atividades prazerosas e saudáveis faz com que o indivíduo na terceira idade usufrua de uma boa qualidade de vida, sem dar espaço a doenças recorrentes como a depressão.

Veja também:

Ioga: 4 benefícios para a terceira idade

Benefícios da meditação na terceira idade

Meditação – Uma boa ferramenta para a terceira idade

  1. Melhora a respiração

Os exercícios de respiração são uma das bases da meditação, que garante maior concentração e relaxamento. É importante que a pessoa consiga concentrar-se para chegar ao estado de meditação.

  1. Corrige a postura

A prática da meditação exige uma boa postura, com a coluna vertebral ereta e alinhada. Com o tempo acostuma-se  a manter o corpo dessa forma, sem sentar errado ou andar curvado.

  1. Afasta algumas doenças

A mente tem muito poder sobre todo o resto do corpo e, quando ela se encontra em desequilíbrio, o excesso de hormônios como cortisol e adrenalina acaba atingindo as células de defesa.

Assim, as pessoas ficam mais vulneráveis a determinados males e doenças. Para quem sofre de hipertensão, por exemplo, é um ótimo negócio já que o estresse pode ser responsável por aumentar a pressão arterial.

  1. Dá mais disposição

Um estudo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) com idosos que passaram a praticar a meditação mostrou, entre outros resultados, que muitos deles relataram que se sentiam mais dispostos.

Isso acontece, pois a diminuição da frequência cardíaca e o relaxamento proporcionado ao corpo acabam irrigando mais o cérebro. Com isso, ocorre um aumento na concentração de hormônios ligados a sensação de bem-estar, como dopamina e serotonina. Como consequência,  as pessoas tendem a se sentir menos estressadas e com mais disposição no dia a dia.

  1. Promove maior equilíbrio emocional 

Meditar também é um ato de buscar mais paz, tranquilidade, autoconhecimento e sabedoria. A mente é trabalhada para desviar pensamentos negativos, medos, ansiedade, entre outros. Esse maior controle permite que as emoções e os problemas cotidianos sejam amenizados, promovendo um maior equilíbrio emocional.