A meditação para a terceira idade pode contribuir de maneira significativa, trazendo muitos benefícios para a saúde física e mental.
Aproveitar o tempo livre para se dedicar a atividades prazerosas e saudáveis faz com que o indivíduo na terceira idade usufrua de uma boa qualidade de vida, sem dar espaço a doenças recorrentes como a depressão.
Veja também:
Ioga: 4 benefícios para a terceira idade
Benefícios da meditação na terceira idade
-
Melhora a respiração
Os exercícios de respiração são uma das bases da meditação, que garante maior concentração e relaxamento. É importante que a pessoa consiga concentrar-se para chegar ao estado de meditação.
-
Corrige a postura
A prática da meditação exige uma boa postura, com a coluna vertebral ereta e alinhada. Com o tempo acostuma-se a manter o corpo dessa forma, sem sentar errado ou andar curvado.
-
Afasta algumas doenças
A mente tem muito poder sobre todo o resto do corpo e, quando ela se encontra em desequilíbrio, o excesso de hormônios como cortisol e adrenalina acaba atingindo as células de defesa.
Assim, as pessoas ficam mais vulneráveis a determinados males e doenças. Para quem sofre de hipertensão, por exemplo, é um ótimo negócio já que o estresse pode ser responsável por aumentar a pressão arterial.
-
Dá mais disposição
Um estudo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) com idosos que passaram a praticar a meditação mostrou, entre outros resultados, que muitos deles relataram que se sentiam mais dispostos.
Isso acontece, pois a diminuição da frequência cardíaca e o relaxamento proporcionado ao corpo acabam irrigando mais o cérebro. Com isso, ocorre um aumento na concentração de hormônios ligados a sensação de bem-estar, como dopamina e serotonina. Como consequência, as pessoas tendem a se sentir menos estressadas e com mais disposição no dia a dia.
-
Promove maior equilíbrio emocional
Meditar também é um ato de buscar mais paz, tranquilidade, autoconhecimento e sabedoria. A mente é trabalhada para desviar pensamentos negativos, medos, ansiedade, entre outros. Esse maior controle permite que as emoções e os problemas cotidianos sejam amenizados, promovendo um maior equilíbrio emocional.