Estes medicamentos são considerados inofensivos e costumam estar nas nossas gavetas e bolsas, prontos para nos acudir em momentos de necessidade corriqueira. O problema da automedicação indiscriminada pode trazer sérios riscos para a nossa saúde, inclusive com estas substâncias populares.
Veja também:
Automedicação – uma ameaça silenciosa
9 medicamentos comuns e seus riscos
1 – Tylenol
Princípio ativo: Paracetamol
Para que serve: Dor e febre
Efeitos indesejados: Esta substância, quando metabolizado pelo fígado, se transforma em uma substância tóxica chamada de NAPQI, que é rapidamente eliminada pelo organismo. O problema é que em adultos as doses a partir de 4 gramas por dia ou 1 grama de uma única vez podem sobrecarregar o fígado, causando lesões irreversíveis e em alguns casos até falência do órgão.
2 – Neosaldina
Princípio ativo: Dipirona, mucato de isometepteno e cafeína
Para que serve: Dor e febre
Efeitos indesejados: Os efeitos colaterais da dipirona agem no sangue, ou melhor, na diminuição da quantidade de células do sangue, como glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.
3 – Dorflex
Princípio ativo: Dipirona, citrato de ofernadrina e cafeína
Para que serve: Dor principalmente muscular
Efeitos indesejados: Além dos efeitos colaterais da dipirona presente em sua composição, a superdosagem da orfenadrina é tóxica e pode levar à óbito. Boca seca, alterações nos batimentos do coração, tremor, agitação, delírio e coma são outros efeitos em doses elevadas.
4 – Aspirina
Princípio ativo: Ácido acetilsalicílico
Para que serve: Dor e estágios leves de febre
Efeitos indesejados: Oito comprimidos de Aspirina podem causar choque cardiovascular e insuficiência respiratória – isso porque doses elevadas aumentam o risco de excesso de acidez no sangue e baixa de glicose.
5 – Eno
Princípio ativo: Bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico
Para que serve: Queimação no estômago
Efeitos indesejados: Dois envelopes do antiácido contêm 1,7 grama de sódio – quase que a recomendação máxima diária de consumo que é 2 gramas. Este simples medicamento pode ser um perigo principalmente para quem tem pressão alta e problemas no coração.
6 – Omeprazol
Princípio ativo: Omeprazol
Para que serve: Dores no estômago principalmente as provocadas por lesões das mucosas
Efeitos indesejados: O Omeprazol atua na diminuição do suco gástrico e seu uso por um período prolongado pode causar efeito-rebote, ocasionando o excesso de produção de gastrina.
7 – Neosoro
Princípio ativo: Cloridrato de nafazolina
Para que serve: Desentupir o nariz
Efeitos indesejados: A nafazolina pode chegar à tolerância, efeito-rebote e até dependência psicológica. Seu uso frequente faz com que o corpo se acostume com a medicação e exija uma quantidade maior do produto. Além de uma rinite medicamentosa, o Neosoro pode aumentar a pressão sanguínea e acarretar problemas para o coração.
8 – Torsilax
Princípio ativo: Diclofenaco sódico, carisoprodol, paracetamol e cafeína
Para que serve: Dores musculares
Efeitos indesejados: Anti-inflamatórios de uma maneira geral são medicamentos que podem atacar as mucosas do trato digestivo, causando assim diarreia, náusea, vômito, cólicas abdominais, sangramento gastrointestinais e úlceras.
9 – Amoxil
Princípio ativo: Amoxilina (antibiótico)
Para que serve: Infecções (combate de bactérias)
Efeitos indesejados: O uso indiscriminado de antibióticos pode levar a proliferação de bactérias resistentes, chamadas de superbactérias.