6 maus hábitos que dificultam a boa manutenção do peso

6 maus hábitos dificultam a boa manutenção do peso

Manter o peso adequado está relacionado com mais coisas do que simplesmente a quantidade de calorias que se ingere por dia e a prática ou não de exercícios físicos. Existem maus hábitos na postura alimentar que podem ser preponderantes na manutenção do peso ideal.

Maus hábitos alimentares

6 maus hábitos dificultam a boa manutenção do peso

1. Comer fora constantemente

Comida industrializada pode ser conveniente, mas acaba saindo mais caro e contém muito mais calorias do que uma boa comida caseira. A melhor forma de combater o mau-hábito de comer em restaurante ou comprar comida é fazer a sua comida caseira. Prepare o almoço do dia seguinte você mesmo, em casa, na noite anterior. O mantra “não tenho tempo” é apenas uma desculpa, com organização, se consegue.

2. Comer rápido

Quando se come rápido demais, o corpo não acompanha. Resultado: se acaba comendo uma porção muito maior do que poderia ter comido para se sentir saciado.  Dedicar 30 minutos ao seu almoço, tentar mastigar a comida pelo menos 20 vezes antes de engolir fará diferença.

3. Comer fazendo outra coisa

Comer “enquanto faz outra coisa” é comer distraído. Desconcentrado, muito provavelmente, se acaba comendo mais do que deveria. Prestar atenção no ato de comer é essencial.

4. Só uma saladinha

Só uma salada de alface não é uma refeição balanceada e não vai saciar a fome de ninguém. Sim, se pode alegrar a sua salada sem atrapalhar o plano de emagrecimento.

Preparar a base da salada com folhas verde-escuras (alfaces, espinafre ou couve, por exemplo). Incrementar com legumes e verduras, pode ser cenoura, pepino ou pimentão, por exemplo, quanto mais colorido melhor. Adicionar uma boa fonte de proteínas, pode ser frango grelhado, queijo, ovos cozidos ou grão de bico. Agora, os carboidratos: feijão, quinoa ou cuscuz marroquino são ótimas opções. E para arrematar com elegância, temperar a sua salada com gorduras saudáveis, azeite de oliva ou meio abacate são excelentes escolhas.

5. Sucos e refrigerantes

Refrigerantes e sucos contêm calorias (vazias) demais e não matam a sede (pode parecer que sim, mas não). Quem acha que a água uma bebida sem graça, experimente colocar uma rodela de limão, gengibre ou pepino no copo de água. Deixa um gostinho bom. Água de coco também é uma alternativa refrescante e saudável.

6. Comer só quando está com fome

Encaixar um lanchinho saudável entre o café da manhã e o almoço. Um pouco de iogurte natural com frutas frescas, ou umas fatias de maçã com pasta de amendoim, por exemplo, vai regular a fome e deixar chegar na hora do almoço com apetite, mas não faminto.