Mastruz: 6 benefícios desta erva tradicional Brasileira

Mastruz: 6 benefícios desta erva tradicional Brasileira

A planta mastruz, também conhecida como Santa Maria, é uma erva muito famosa e utilizada por suas propriedades medicinais. Com o nome científico Chenopodium ambrosioides, tem folhas grandes verde escuro e é uma planta da América do Sul. Pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos naturais, em farmácias ou até mesmo em alguns supermercados.

Por suas muitas propriedades medicinais, a erva mastruz é usada desde a antiguidade para cura e tratamento de diversas enfermidades. É uma ótima fonte de vitaminas, como a Vitamina C e Vitamina A, além das do complexo B. Outro benefício do mastruz é ser rico em minerais como: ferro, cálcio, zinco, fósforo e potássio.

6 benefícios do mastruz para a saúde

Mastruz: 6 benefícios desta erva tradicional Brasileira

Fortalecimento do sistema imunológico

O mastruz tem em sua composição uma quantidade significativa de vitaminas, entre elas a vitamina C, assim torna-se uma grande aliada na proteção do nosso corpo, aumentando as defesas e fortalecendo nossa imunidade.

Alivio para problemas respiratórios

A planta é capaz de fazer a limpeza do muco e do catarro do nosso organismo. Assim, em uma crise de asma, rinite ou sinusite, basta ingerir uma xícara de chá das folhas de mastruz para já sentir uma melhora significativa. Outra forma de consumir a erva é misturando com leite, uma ótima combinação para eliminação do catarro.

Auxilia no tratamento de problemas digestivos

Seu chá pode ser utilizado em casos de má digestão, após o consumo de comidas gordurosas ou pesadas e até mesmo para crises de gastrite, causando alívio rápido para dores.

Acelera cicatrização de machucados

Suas folhas possuem uma grande quantidade de óleos essenciais, fazendo com o chá seja cicatrizante, que pode ser utilizado até mesmo em machucados que estejam sangrando.

Poderoso no auxilio contra parasitas e bactérias intestinais

O mastruz possui uma significativa ação antibacteriana, tornando-se um remédio potente contra parasitas e bactérias intestinais.

Alivio de cólicas menstruais

Por causa de suas propriedades calmantes, o chá de mastruz ajuda no alivio das cólicas menstruais.

Contraindicações

O chá das folhas não é indicado para as grávidas e se consumido por longos períodos ou em grande quantidade pode ocasionar infertilidade.