Maneiras de espantar os insetos de dentro de casa

Maneiras de espantar os insetos de dentro de casa

Além de usar um bom repelente, também podemos adotar atitudes simples que ajudam, e muito, a manter os insetos longe de nossas casas, de maneira natural. São detalhes que fazem toda a diferença, como plantar plantas repelentes, trocar a pastilha do difusor elétrico por casca de fruta cítrica e criar hábitos em casa e na alimentação.

Plante algumas espécies que espantam insetos

Invista na citronela contra pernilongos e mosquitos, incluindo os transmissores da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, porém e importante manter a planta longe de animais de estimação e crianças porque as suas folhas são tóxicas.

Para afastar as formigas, tenha mudas de hortelã em casa, especialmente na cozinha. Contra mosquitos e moscas, use manjericão. Já para se livrar de vez de pulgas, percevejos e baratas, aposte no crisântemo, que ainda deixa a sua casa linda.

Troque a pastilha por casca de fruta cítrica

Os difusores elétricos podem continuar com a função de repelir pernilongos de maneira natural. Ao invés das pastilhas industrializadas, coloque todo dia uma fatia de casca de limão, laranja ou mexerica no aparelho. Ela vai liberar ácido cítrico ao entrar em contato com o calor e espantará os insetos.

Feche as janelas ao entardecer

Pernilongos têm hábitos noturnos, por isso, feche as janelas de casa no fim da tarde, por volta das 17h, para que eles não entrem e permaneçam durante a noite. Uma boa ideia é colocar telas nas janelas que impeçam a entrada dos insetos sem abafar o ambiente.

Utilize ventiladores

Manter o ventilador ligado, além de refrescar, ajuda a manter os mosquitos e pernilongos bem longe. Assim eles não conseguem voar normalmente contra a corrente de ar.

Coma alimentos ricos em vitamina B1

Vegetais verdes escuros, aveia, arroz e cereais integrais, amendoim, amêndoa, castanha-do-Pará, gema de ovo, fígado e levedo de cerveja são alimentos que contêm vitaminas do complexo B, que tem função repelente contra mosquitos e pernilongos.

Acenda velas naturais

Velas naturais à base de citronela, lavanda, frutos cítricos, hortelã e alecrim repelem diversos insetos. Uma vela com uma laranja ajuda muito: corte-a pela metade, retire os gomos, e coloque na base da casca cera derretida, alguns cravos e um pavio. A vela pode ser usada tanto dentro quanto fora de casa.

Seguindo algumas destas e dicas, nossos problemas com insetos no dia a dia vão diminuir bastante e, mais importante ainda, sem colocar em risco a saúde da nossa família. Por isso, escolhamos as que se adequam às nossas necessidades e mãos à obra.