Mandioca ou Macaxeira – Benefícios extraordinários

Mandioca ou Macaxeira – Benefícios extraordinários

A mandioca (Manihot Esculenta) tem muitas variedades e diferentes nomes de acordo com cada região do país, podendo também ser chamada de macaxeira ou aipim. Trata-se de uma raiz rica em carboidratos, secularmente cultivada e consumida por povos sul-africanos, asiáticos e do continente americano ao lado da batata, do inhame e do cará.

A raiz é onde estão as maiores concentrações de nutrientes. Ela serve para ser cozida, frita e ensopada e pode ser servida em uma grande variedade de pratos. A mandioca tem um sabor mais leve que o da batata e também uma consistência mais mole, podendo ser usada como substituta em quase todos os pratos onde costumeiramente se usaria a batata.

Propriedades nutricionais da mandioca

1- Rica em potássio

O potássio conduz eletricidade pelo corpo e age como um regulador dos estímulos elétricos do coração. Além disso, o potássio também ajuda na transformação dos carboidratos em glicose, na reconstrução dos músculos e na síntese de proteínas. Em uma porção de um copo de mandioca são encontrados 558 miligramas de potássio.

2- Rica em fibras

Fibras reduzem o volume de calorias consumidas porque nos fazem sentir saciados mais rapidamente. Elas regulam os movimentos intestinais e do aparelho excretor. Em cada copo de mandioca há 3,7 gramas de fibras, cerca de quatorze por cento do valor diário recomendado pelos nutricionistas.

3- Fonte de vitamina C

A vitamina C é um antioxidante natural que protege o organismo contra os radicais livres, responsáveis pela aceleração do envelhecimento, contra o aumento de doenças do coração e incidência de câncer. Um copo de mandioca crua contém mais de 42 miligramas de vitamina C.

4- Rica em folato

O folato pertence à família das vitaminas B e, entre as suas funções, estão o suporte ao sistema imunológico e às funções cerebrais, a quebra dos carboidratos no organismo, o auxilio no controle do estresse e ajuda na manutenção da saúde da pele, dos cabelos e dos pulmões. Ele também atua combinado com a vitamina B12 na produção de glóbulos vermelhos. Em um copo de mandioca há 56 microgramas de folato, ou seja, quatorze por cento do valor recomendado diariamente para um adulto.

Maiores benefícios da mandioca

Mandioca ou Macaxeira – Benefícios extraordinários

Veja também:

Inhame: Pouco consumido, muito saudável

1- Ação anti-inflamatória contra a artrite

2- Ação antioxidante

3- Fonte saudável de carboidratos para diabéticos

4- Protege a pele contra os raios ultravioletas do sol

5- Altamente energética

6- Ideal para dietas sem glúten

7- Atua na construção de massa óssea e novos tecidos

8- Benéfica para o coração

9- Ajuda a perder peso

10- Saudável para as grávidas