Manchas Vermelhas – 7 doenças que podem provocá-las

Manchas Vermelhas – 7 doenças que podem provocá-las

Manchas vermelhas na pele em adultos podem estar relacionadas com algumas doenças. Assim, sempre que este sintoma aparece, deve-se procurar um médico para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.

Causas comuns de manchas vermelhas na pele

Manchas Vermelhas – 7 doenças que podem provocá-las

Veja também:

Principais mudanças da pele na terceira idade

  1. Alergia

De tamanho médio, as manchas de alergia podem ser vermelhas ou brancas, coçam muito e podem conter líquido. Normalmente aparecem depois do contato com plantas, pelos de animais ou ingestão de remédios, por exemplo, mas também podem ser causadas por picada de inseto ou intoxicação alimentar.

Os sintomas podem ser aliviados com medicamentos como Loratadina, corticoides, Prednisona, ou aplicação de cremes, como Fenergan, receitados pelo dermatologista.

  1. Micose

As manchas podem ser grandes e afetar uma região bem delimitada do corpo. Além disso, também pode haver formação de bolhas e descamação.

Remédios antifúngicos e/ou antibióticos podem ser indicados pelo dermatologista.

  1. Zika vírus

Pintas avermelhadas suavemente elevadas que são acompanhadas de coceira, que geralmente aparecem 3 dias após a picada do mosquito. As manchas da Zika geralmente surgem inicialmente no rosto, depois se espalham pelo resto do corpo em poucas horas e duram cerca de 5 dias.

O tratamento requer repouso, hidratação e remédios prescritos pelo médico para aliviar os sintomas e o desconforto. Podem ser ministrados Dipirona ou Paracetamol, por exemplo.

  1. Eczema

As manchas provocam bastante coceira e podem ficar inchadas. São mais frequentes em crianças e em profissionais da saúde que lavam as mãos com sabonetes antissépticos.

No tratamento, ingestão de remédios antialérgicos como Loratadina e aplicação de pomadas ou cremes corticoides, como Fenirax, podem ser prescritos pelo dermatologista.

  1. Rubéola

Surgem manchas pequenas, ligeiramente elevadas que provocam coceira. Normalmente começam no rosto e na parte detrás das orelhas e em pouco tempo se espalham pelo corpo, durando cerca de 3 dias.

O tratamento que pode ser feito com Paracetamol até que a doença esteja devidamente controlada, sob orientação médica.

  1. Psoríase

As manchas apresentam centro branco com bordas vermelhas, secas, que descamam e que causam coceira. São mais frequentes antes dos 30 anos e depois dos 50 anos, não são contagiosas e estão ligadas a fatores genéticos.

Aplicação de cremes ou pomadas anti-inflamatórias orientadas pelo dermatologista, exposição solar e alterações na alimentação, como evitar comidas gordurosas e produtos industrializados, e aumento do consumo de alimentos ricos em ômega 3 e betacaroteno são as orientações, em geral.

  1. Lúpus

Manchas avermelhadas planas ou elevadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo, sendo mais frequentes em mulheres.

Remédios corticoides e imunossupressores orientados pelo médico costumam ser o tratamento.