Malvarisco – Conheça os seus benefícios

Malvarisco - Conheça os seus benefícios

Seu nome científico é Althaea Officinalis, e é popularmente conhecida como malvarisco, malva-branca, douradinha etc. De cor predominantemente branca, a flor de malvarisco também é bastante utilizada para decoração de ambientes.

No entanto, é na medicina natural que essa planta tem sua maior utilização. Trata-se de uma erva com potente ação medicinal, que pode ser encontrada em diversas regiões do país.

Os benefícios do malvarisco

Malvarisco - Conheça os seus benefícios

Este é um dos tipos de erva que têm uma vasta gama de propriedades benéficas à nossa saúde. Um de seus principais benefícios, dentre muitos, está ação estimulante para o desempenho cerebral. Isso acontece, pois o malvarisco é rico em substâncias que agem em nosso sistema nervoso.

Por conter a vitamina B7 em sua composição, ele ajuda a melhorar o estado de concentração, tornando-se um forte aliado às pessoas em fase de estudos. Isso acontece porque essa vitamina é responsável pela produção da acetilcolina. Trata-se de um neurotransmissor que age diretamente na saúde da memória e todas as funções cognitivas. Portanto, se você vai prestar algum exame, vestibular, concurso, etc., vale a pena investir no malvarisco!

Além disso, o malvarisco também possui ação calmante, e pode ser útil para ajudar a combater sintomas de ansiedade e até mesmo depressão. Mas seus benefícios não ficam por aí. O malvarisco também combate problemas pulmonares, doenças sifilíticas, indigestão, dores e infecções na bexiga, dores de garganta, tosse e outras inflamações. Tudo isso, além de possuir ação hipotensora (reduz a pressão arterial), cardiotônica (aumenta a força de contração dos músculos cardíacos) e diurética (reverte a retenção de líquidos).

Confira outros benefícios do malvarisco:

  • Auxilia no processo de emagrecimento, devido à ação diurética
  • Contribui para o aumento do desempenho cerebral
  • Aumenta a energia e a disposição, eliminando o cansaço
  • Eleva a capacidade de memória
  • Auxilia nos processos inflamatórios da bexiga e aparelho urinário.
  • Alivia os sintomas da diarreia
  • Promove alívio para a tosse, dores de garganta e diminui o catarro
  • Ajuda no combate às alergias respiratórias
  • Diminui o colesterol ruim (LDL)