Maçã – Formas de comer e indicações

Maçã – Formas de comer e indicações

A maçã ajuda a tratar diabetes, melhora a digestão e contribui para um melhor aproveitamento dos nutrientes, sendo indicada para quem quer emagrecer, por ser rica em fibras e ter poucas calorias.

A maçã é rica em antioxidantes, água e vitaminas, e por isso, tem os seguintes benefícios para saúde:

  1. Diminuição a presença do colesterol ruim;
  2. Controle da diabetes, por ter baixo índice glicêmico;
  3. Ajuda a emagrecer, tem água e fibras que diminuem o apetite;
  4. Melhora a prisão de ventre. As fibras solúveis desintoxicam o aparelho digestivo;
  5. Alivia as dores de gastrite e cicatriza úlceras gástricas, As fibras formam um gel que protegem a mucosa do estômago.

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Utilizando a maçã para aproveitar seus benefícios

A maçã é uma fruta muito nutritiva que pode ser utilizada de variadas formas:

  1. Cozida ou assada – indicada nos casos de problemas gastrointestinais como vômitos ou diarreia.
  2. Crua com casca – ajuda a diminuir o apetite por ter muitas fibras, regulando o intestino.
  3. Crua sem casca – indicada para prender o intestino.
  4. Suco – hidrata e regula o intestino preso, e diminuindo o apetite por ter uma fibra chamada pectina, que fica no estômago mais tempo aumentando a saciedade.
  5. Desidratada – indicada para as crianças, por ter uma textura mais crocante, podendo ser utilizada como substituto da batata frita, por exemplo. Basta colocar a maçã no forno com temperatura baixa, cerca de 20 minutos até ficar crocante.
  6. Chá – melhora a digestão e alivia a prisão de ventre. A casca também pode ser adicionada em chás menos saborosos como chá de quebra-pedra, por exemplo, para dar um sabor mais agradável.

Informação nutricional da maçã

Componentes Quantidade em 100 g de maçã com casca
Energia 57 calorias
Proteínas 0,2 g
Gorduras 0,5 g
Carboidrato 13,4 g
Fibras 2,1 g
Vitamina A 4,0 mcg
Vitamina E 0,59 mg
Vitamina C 7,0 mg
Potássio 139 mg