Linhaça e chia – Benefícios de consumir as 2 sementes juntas

Linhaça e chia – Veja os benefícios de consumir as 2 sementes juntas

Quem busca de uma alimentação mais saudável e deseja aumentar a qualidade de vida, com certeza já ouviu falar dos benefícios da linhaça e chia. Essas pequenas sementes são poderosas aliadas no emagrecimento e no combate à diabetes e ao colesterol.

Elas contêm substâncias importantes para o organismo, como fibras, ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais, que são capazes de melhorar o funcionamento do intestino e prevenir doenças. Além disso, são práticas de consumir, podendo ser inseridas facilmente na rotina.

A linhaça e seus benefícios

A linhaça é a semente do linho e é divida em duas versões: a marrom e a dourada, sendo que há pouca diferença nutricional entre elas. No entanto, elas se diferem bastante na questão de sabor e textura: a marrom tem casca mais grossa e sabor mais marcante, enquanto a dourada tem casca mais fina e sabor suave.

Ela é rica em nutrientes, como ômegas 3 e 6, vitaminas C, E e do complexo B, magnésio, fósforo e selênio, além das fibras. Com isso, os benefícios da linhaça são muitos:

  • Auxilia no emagrecimento
  • Previne doenças
  • Combate o envelhecimento precoce

A chia e seus benefícios

A chia é uma planta da mesma família que o alecrim e a sálvia, e tem origem na América Central. As suas sementes são menores e mais redondas que as da linhaça e são uma fonte riquíssima de ômega-3. Além de conter cálcio, ferro, proteínas, magnésio, vitamina A e do complexo B, potássio, zinco e fibras. Entre os vários benefícios da chia, estão:

  • Efeito termogênico e ajuda no emagrecimento
  • Prevenção de câncer
  • Faz bem para o cérebro e o coração
  • Fonte de vitaminas e minerais

Por que consumir a linhaça e chia juntas?

Linhaça e chia – Veja os benefícios de consumir as 2 sementes juntas

A linhaça e chia são consideradas alimentos funcionais, que são aqueles que, além do papel principal de nutrir, contêm substâncias que previnem e tratam doenças. Portanto, o consumo diário de alimentos funcionais é recomendado para melhorar a saúde e aumentar a qualidade e a expectativa de vida.

Apesar de os benefícios dessas sementes serem bem semelhantes, o uso em conjunto vai unir as propriedades das duas e potencializar seus efeitos. Ou seja, uma complementa a outra, trazendo ainda mais vantagens para a saúde!