Uma boa limpeza de pele garante sua beleza natural, eliminando impurezas e deixando a pele mais saudável. No caso de pele normal a seca é aconselhável fazer uma limpeza de pele profunda 1 vez a cada 2 meses ou 1 vez por mês no caso de pele oleosa. No entanto, não se aconselha fazer limpeza de pele quando há espinhas inflamadas, com pontinho amarelos e vermelhos, e em menos de 7 dias após um peeling com ácidos.
Passo a passo da limpeza de pele caseira

1. Limpar a pele superficialmente
A limpeza de pele caseira deve começar lavando o rosto com água morna e sabonete neutro. A seguir, aplicar uma loção demaquilante para retirar a maquiagem e as impurezas superficiais da pele.
2. Esfoliar a pele
Colocar um pouco de esfoliante em uma bola de algodão e friccionar, realizando movimentos circulares na pele de todo o rosto, insistindo nas áreas que acumulam mais sujeira, como testa, entre as sobrancelhas e laterais do nariz.
3. Limpar a pele profundamente
Fazer uma sauna facial caseira e retirar cravos e espinhas, espremendo suavemente a região com os dedos protegidos com uma gaze esterilizada. Para fazer a sauna facial caseira, pode-se colocar um saquinho de chá de camomila numa vasilha com 1 litro de água fervente e inclinar o rosto sob o vapor, durante alguns minutos.
4. Desinfetar a pele
Após a retirada de todas as impurezas da pele, deve-se aplicar uma loção com ação bactericida para evitar infecções.
5. Máscara calmante
Aplicar uma máscara calmante ajuda a limpar e pele, acalmando e evitando a vermelhidão. A máscara pode ser preparada com produtos especializados ou caseiros, como uma mistura de mel e iogurte, por exemplo, porque este é um bom hidrante natural.
6. Proteger a pele
O último passo da limpeza de pele caseira consiste na aplicação uma fina camada de creme hidratante com protetor solar para acalmar e proteger a pele.