Limão – 10 efeitos positivos para o organismo

Limão – 10 efeitos positivos para o organismo

O limão é uma excelente fonte de fibras e vitamina C, além de conter outras vitaminas (tiamina, riboflavina) e minerais (fósforo, silício, cálcio e ferro).

Grande parte dos seus benefícios estão ligados a uma substância presente na casca, chamada d-limoneno (rica em flavonoides). Esses flavonoides possuem ação antioxidante que previne a ação dos radicais livres.

Benefícios do limão

Limão – 10 efeitos positivos para o organismo

Veja também:

A cura do limão – Antienvelhecimento

Ajuda a digestão

O sumo de limão elimina toxinas. A sua composição é semelhante à da saliva e dos fluidos digestivos.  Ajuda o fígado a produzir bílis, ácido essencial para a digestão.

Reduz o risco de câncer de esôfago

O limão contém níveis fisiológicos significativos de flavonas. A ingestão de flavonas é associada à diminuição do risco de câncer de esôfago.

Melhora o humor e reduz a ansiedade

O óleo de limão possui atenuador de ansiedade, um tipo de antidepressivo através da modulação de neurotransmissores.

Ajuda a manter o peso

Os polifenóis da casca do limão suprimem a obesidade induzida por dieta, hiperglicemia e resistência à insulina. Os limões são ricos em fibra pectina que combate o desejo por comida.

Fortalece o sistema imunológico

O limão é rico em vitamina C que é ótima para afastar constipações. É rico em potássio, que estimula o cérebro e o sistema nervoso, bem como regula a tensão arterial. O ácido ascórbico, presente nos limões, tem efeito anti-inflamatório e é usado em casos de asma e outras condições respiratórias.

Equilibra os níveis de pH do sangue

Este é um dos alimentos com mais propriedades alcalinas. Ele é ácido por si, mas quando processado pelo organismo se torna alcalino. Os limões contem ácidos cítrico e ascórbico, ambos facilmente metabolizados permitindo que os componentes minerais melhorem os níveis alcalinos do organismo.

Melhora a aparência da pele

A vitamina C diminui as rugas e manchas e ajudam a combater os danos dos radicais livres. Uma vez que o sumo de limão elimina toxinas do sangue, ajuda a prevenir manchas, “de dentro para fora”.

Refresca o hálito

Além de refrescar o hálito, ele é conhecido por aliviar as dores de dentes e gengivas. Atenção que o ácido cítrico pode causar erosão no esmalte dos dentes. Não escove os dentes logo após tomar o sumo de limão.

Trata garganta infeccionada

É uma fruta que auxilia no combate a problemas relacionados a infecções de garganta, dor de garganta e amigdalite, por ter uma propriedade antibacteriana.

Evita o envelhecimento precoce

Como todos os cítricos, é conhecido pelo seu alto teor de vitamina C, mas também contem vitamina A, e E. Esses antioxidantes previnem o envelhecimento das células e neutralizam os radicais livres.