Lentes de contato – Respostas de 11 dúvidas comuns

lentes de contato

A tecnologia das lentes de contato permite aos usuários uma maior variedade de opções quanto ao tempo durante o qual podem usar as lentes em comparação com o passado.

As preferências individuais das pessoas ditam em grande medida qual é o programa que melhor funciona para elas. As lentes de contato diárias, quinzenais e mensais têm, todas elas, os seus próprios prós e contras.

11 perguntas sobre lentes de contato

lentes de contato

Veja também:

Os olhos na terceira idade

1 – A lente de contato pode ir para a parte de trás do olho?

Não. É anatomicamente impossível. Existe uma membrana que cobre o olho e se conecta com o interior da pálpebra.

2 – Lentes de contato podem arranhar os olhos?

Alguns problemas relacionados às lentes podem acontecer, mas são incomuns. Os problemas oculares mais comuns são causados por lentes mal adaptadas, falta de cuidados ou por não seguir as recomendações de uso e descarte das lentes.

3 – A lente pode ficar presa no olho?

Raramente. Lentes de contato podem ser retiradas facilmente com os métodos recomendados pelo oftalmologista.

4 – A lente pode pular para fora do olho?

Não é comum. Com a colocação certa, as lentes devem ficar no lugar certo o tempo todo. Mesmo se a lente se mover, o que é raro, ela deve ficar no olho até voltar à posição.

5 – Doenças oculares são mais comuns em usuários de lentes?

Problemas oculares relacionados às lentes podem ocorrer, mas são raros. As infecções são mais comumente relacionadas ao não seguimento das recomendações de uso e descarte das lentes, e dos cuidados com a higiene e manutenção das lentes e do estojo.

6 – Lentes de contato são mais caras do que óculos?

Lentes podem ser acessíveis. Além de todos os benefícios que as lentes podem proporcionar, o custo vai depender do número de dias usados durante a semana e do modelo de lente que se usa, algumas lentes precisam de solução para limpeza e manutenção, outras não. Além disso, substituir uma lente de contato perdida é mais barato e fácil em comparação com a substituição de óculos perdidos ou danificados.

7 – Só posso usar lentes se preciso de correção visual o tempo todo?

Se a necessidade de correção não é tão grande, lentes de contato são uma maneira simples e sempre disponível para usar apenas em algumas situações, como na prática de esportes. Diferente dos óculos, as lentes não sujam, caem ou quebram, e também não atrapalham o campo de visão.

8 – É possível compartilhar lentes com outra pessoa?

Não. As lentes se enquadram às necessidades de cada pessoa e são de uso exclusivo.

9 – Apenas adultos podem usar lentes de contato?

Muitos adolescentes e até mesmo crianças usam lentes. Não existe idade mínima para começar a usar lentes, algumas crianças são maduras o suficiente para usar e cuidar. Mas para isso é necessário que os pais ou responsáveis autorizem.

10 – Os olhos precisam de um “tempo para respirar” sem lentes?

De maneira geral, não. A menos que o oftalmologista tenha instruído sobre o contrário, pode usar todos os dias.

11 – Lentes de contato fazem mal para os olhos?

Lentes de contato são seguras quando usadas corretamente. Se deve seguir sempre as recomendações de uso, descarte das lentes, limpeza e manutenção recomendadas pelo oftalmologista.