Leites vegetais de Soja, Quinoa e Arroz – Conheça as diferenças

Leites vegetais de Soja, Quinoa e Arroz – Conheça as diferenças

Há muitas opções de leites vegetais para atender a necessidades especiais ou simplesmente serem utilizados para alternar de maneira saudável o consumo do leite de vaca.

Leites vegetais mais populares

Leites vegetais de Soja, Quinoa e Arroz – Conheça as diferenças

Leite de soja

O leite com extrato hidrossolúvel de soja é um produto de elevado valor nutricional, rico em proteínas, sendo um excelente produto para pessoas que seguem uma dieta vegetariana e intolerante à lactose. Esse tipo de leite tem teores similares de proteínas e baixo teor de gordura saturada quando comparado ao leite de vaca integral ou semidesnatado. Assim, é uma boa opção para quem está com as taxas de colesterol alteradas. Estudos apontam que o extrato de soja pode ser benéfico para reduzir os riscos de câncer de mama, doenças cardiovasculares, osteoporose, câncer de próstata e reduzir os sintomas da menopausa.

Pessoas que têm problema de hipotireoidismo devem evitar alimentos à base de soja, pois ela impede o bom funcionamento da glândula. Ela também acredita que é bom apostar no leite de soja orgânica, pois o cultivo do grão é feito com muito pesticida.

Leite de quinoa

O leite de quinoa é rico em aminoácidos e minerais semelhantes ao leite de vaca e tem alto valor nutritivo, diferentemente do feito de arroz. A quinoa é um alimento completo de origem vegetal que apresenta maior teor de proteínas dentre todos os cereais, sendo 5,5g de aminoácido metionina em 100g do produto. Esse é um aminoácido essencial não produzido pelo organismo que precisamos ingerir pela alimentação. Esse alimento possui carboidrato de baixo índice glicêmico, não provocando picos de insulina no sangue,

O leite de quinoa pode ser feito em casa: use quatro colheres (sopa) de grão de quinoa fervidas em 1 litro de água durante 15 minutos. Bata no liquidificador e coe em peneira bem fina para obter o leite. Se desejar, coloque um pouco de açúcar mascavo orgânico ou mel.

Leite de arroz

O leite de arroz tem mais carboidratos do que o leite de vaca, porém possui pouco teor de gorduras e não possui proteínas. O leite de arroz também contém cálcio, pois ele é adicionado pela indústria para equilibrar nutricionalmente esse tipo de leite. Pode ser uma opção saudável de bebida para veganos e intolerantes à lactose, porém devemos tomar cuidado e olhar a descrição dos ingredientes, pois muitos leites podem ter adição de açúcar, adverte. Segundo a nutricionista Ana Paula Souza, o leite de arroz tem menos vitamina que a versão tradicional e índice glicêmico maior, por isso, deve ser consumido com cautela, sendo revezando com outros tipos de leite.

O leite de arroz pode ser feito em casa: levar ao fogo dois litros de água com duas xícaras de chá de arroz (sem lavar), meia colher de chá de sal e a metade de uma fava de baunilha cortada ao meio, por 15 minutos. Passar o arroz com a água do cozimento pelo liquidificador para apenas quebrar os grãos. Peneirar mexendo delicadamente o arroz apenas para sair o líquido.