Leite A, B, C, integral, desnatado ou semi Entenda as diferenças

Leite A, B, C, integral, desnatado ou semi? Entenda as diferenças

O leite é um alimento essencial de um cardápio saudável. O leite de vaca possui vitaminas A, que colabora no crescimento, e vitamina B, que regula a utilização de proteínas, gorduras e açúcares no organismo. Outros nutrientes presentes são o fósforo, que contribui com a formação dos ossos e o manganês, importante no aproveitamento das gorduras e no funcionamento do cérebro, além de aminoácidos fundamentais à saúde.

No supermercado existem muitas opções. Qual o melhor leite para cada pessoa e objetivo? Vejamos a seguir as diferenças entre eles e escolhamos a partir de nossas necessidades.

Integral (tipo A, B, C)

Leite A, B, C, integral, desnatado ou semi? Entenda as diferenças

O integral é o leite mais consumido no mundo e sua classificação refere-se à quantidade de gordura contida nele, ou seja, não há processos químicos para retirar a gordura natural do leite. Os leites do tipo A tem os menores teores de micro-organismos (bactérias) após passar pelo processo de pasteurização. Ele deve ser consumido de quatro a cinco dias após ser embalado. Já o leite tipo B, tem uma quantidade maior de micro-organismos e deve ser consumido em até três dias após o envase. Finalmente, o leite C é o que apresenta maior teor de bactérias após a pasteurização e deve-se consumi-lo em até dois dias após embalar.

Num copo de 200 ml de leite integral são consumidos:

Calorias: 120 kcal

Proteínas: 6 g

Gordura total: 6,4 g

Gordura saturada: 4,2 g

Cálcio: 234 mg

* os valores nutricionais do leite integral tipo A, B e C são semelhantes.

Semi-desnatado

O leite semidesnatado tem redução apenas de gorduras que pode chegar até 50% quando comparado ao leite integral. Em comparação com o desnatado, o semidesnatado confere maior saciedade por causa da gordura.

Num copo de 200 ml de leite semidesnatado são consumidos:

Calorias: 90 kcal

Proteína: 6,0 g

Gordura total: 3,1 g

Gordura saturada: 1,7 g

Cálcio: 231 mg

Desnatado

O leite desnatado possui redução total de gorduras quando comparado ao leite integral.

Num copo de 200 ml de leite desnatado são consumidos:

Calorias: 70 kcal

Proteína: 6,0 g

Gordura total: 0,0 g

Gordura saturada: 0,0 g

Cálcio: 228 mg

Sem lactose

Esse tipo de leite é destinado a pessoas com intolerância à lactose, ou seja, por quem não consegue digerir completamente a lactose, açúcar do leite. Os que tem esse perfil podem consumir tranquilamente esse tipo de leite, porém com moderação, pois ele contém gorduras.

Num copo de 200 ml de leite zero lactose são consumidos:

Calorias: 82 kcal

Proteína: 6,2 g Lactose: 0 g

Gordura total: 2,4 g

Gordura saturada: 1,5 g

Cálcio: 232 mg

Num copo de 200 ml de leite baixa lactose são consumidos:

Calorias: 120 kcal

Proteína: 6,4 g

Lactose: 0,9 g

Gordura total: 6,4 g

Gordura saturada: 3,6 g

Cálcio: 237 mg

Leite em pó

Prático e bastante utilizado em receitas, o leite em pó consiste na desidratação do leite, ou seja, retirada da água, mantendo os nutrientes como proteínas, gorduras e cálcio. Os leites em pó são utilizados por diversas pessoas por serem mais práticos e terem prazo de validade maior, porém muito deles são exclusivamente para bebês e crianças e possuem alto valor energético, o que para adultos não seria a melhor opção.

O leite líquido e em pó não são iguais. A quantidade de nutrientes nos rótulos do leite em pó sempre vai ser maior que a do leite líquido, por exemplo, mas não nos deixemos iludir. O leite em pó é um leite modificado, e o corpo não absorve 100% das vitaminas e aminoácidos de seus nutrientes, e por esse motivo, os nutrientes são adicionados em quantidade maior.