Laranja – 9 benefícios para beleza e saúde

Laranja – 9 benefícios para beleza e saúde

A laranja é considerada uma das frutas cítricas mais populares e consumidas em todo o mundo. Além da vitamina C, a laranja também é rica em outros nutrientes essenciais à saúde, como vitamina A, B e E, minerais como potássio, cálcio, ferro, zinco, magnésio, manganês e fósforo, além de ácido fólico, fibras, pectina e flavonoides, que podem ajudar a prevenir e tratar diversas doenças que podem acometer o nosso organismo.

Principais benefícios da laranja para a saúde

Laranja – 9 benefícios para beleza e saúde

Veja também:

12 frutas que facilitam o trabalho intestinal

1 – Ajuda a emagrecer

Por causa do seu alto teor de fibras, que são nutrientes ideais para aumentar a sensação de saciedade após as refeições, evita a fome fora de hora,  fazendo com que se consuma menos calorias durante o dia.

2 – Protege o coração

A laranja é ótima fonte de vitamina C e, por isso, possui boas quantidades de antioxidantes. O seu consumo regular na pode ser essencial para combater os radicais livres, principais responsáveis pela incidência de doenças no sistema cardiovascular.

3 – Previne o câncer

Também por causa dos antioxidantes, a laranja pode ser uma grande aliada no combate ao câncer. Esses nutrientes presentes em altas quantidades na fruta por conta da vitamina C, podem ajudar a evitar a ação dos radicais livres no corpo, considerados os principais responsáveis por mutações na estrutura das células e transformá-las em tumores que desenvolvem a doença.

4 – Faz bem para a pele

Pela alta concentração de vitamina C presente em sua composição, a laranja tem um alto poder antioxidante, o que significa que ela pode combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce. Ou seja, ao ingeri-la ou até mesmo utilizá-la na forma de máscaras faciais, se podem combater rugas, linhas de expressão e manchas ocasionadas pelo avanço da idade por muito mais tempo.

5 – Combate a artrite reumatoide

Por conter propriedades anti-inflamatórias, a fruta pode ser ideal para prevenir e amenizar as dores causadas pela artrite reumatoide.

6 – Evita cálculos renais

A laranja pode ajudar a prevenir a formação de cálculos renais, pois ajuda a potencializar uma maior excreção de ácido cítrico, o que leva a uma diminuição do pH urinário, evitando a formação dos cristais de oxalato de cálcio, responsáveis por darem origem aos doloridos cálculos renais.

7 – Melhora o sistema respiratório

A laranja tem entre os seus compostos o beta-criptoxantina, um pigmento vermelho-alaranjado que, além de dar cor à fruta, tem o papel fundamental de proteger os pulmões e melhorar o sistema respiratório.

8 – Melhora a visão

Por ser fonte de vitamina A, a laranja é considerada uma fruta importante para incluir na alimentação para manter a saúde dos olhos sempre em dia. Esse nutriente pode melhorar a visão, prevenindo diversos problemas oculares, como a cegueira noturna, a catarata e a degeneração macular, que costumam acometer principalmente pessoas em idade avançada.

9 – Controla a diabetes

Excelente fonte de fibras, a laranja é tida com uma fruta capaz de ajudar no tratamento da diabetes tipo 2, uma vez que ajuda no controle dos níveis de açúcar e insulina presente no sangue, assim como na redução das taxas de colesterol.