Kefir: Superiogurte para produzir na sua casa

Kefir: Superiogurte para produzir na sua casa

O kefir é um alimento probiótico que vem ficando muito conhecido ultimamente por suas propriedades benéficas para o corpo humano. Trata-se de um alimento fermentado, com a aparência semelhante ao iogurte, porém com sabor pouco mais azedo. Com várias possibilidades de utilização na culinária, o alimento vem ganhando popularidade por sua capacidade de regular a flora intestinal, melhorar o sistema imunológico, podendo ser utilizado no tratamento da depressão, alergias e doenças inflamatórias.

Grãos de Kefir
Grãos de Kefir

Grãos de Kefir

A bebida láctea fermentada é obtida através da atuação dos grãos de Kefir, que são colônias de microrganismos que são submersos no leite, onde promovem a fermentação deste, resultando em um alimento rico em proteínas, vitamina B12, riboflavina (vitamina B2), menaquinona (vitamina K2), fósforo, cálcio e vitamina D.

Origem do Kefir

Com registros históricos de sua utilização humana a mais de 1500 anos antes de Cristo, os grãos são provavelmente originários das montanhas Caucasianas, Vem se tornando muito conhecido em vários países da Europa Central. Na Rússia, Suécia, Canadá e Alemanha, podendo também ser encontrado nos supermercados, onde é largamente consumido por ser considerado um alimento funcional. A partir daí seu uso vem se alastrando pelo mundo todo.

Os benefícios para a saúde

 Estômago

Reduz a acidez estomacal, atuando contra gastrite, refluxo, etc.

Fígado

Coadjuvante no tratamento da hepatite, ajuda na produção da bílis.

Intestino

Por ser rico em lactobacilos, leveduras e boas bactérias, ajuda a amenizar crises de colite, ajudando a regularizar as funções intestinais, combatendo inflamações decorrentes de bactérias nocivas.

Articulações

Por causa do cálcio presente, é eficiente no combate à osteoporose e reumatismos.

Sistema imunológico

Doenças causadas por um sistema imunológico em desequilíbrio como candidíases, alergias, etc. são combatidas com o uso com regularidade.

Claro que nenhuma destas situações podem ser tratadas exclusivamente com o Kefir, ficando a orientação médica para os tratamentos como de suma importância.

Composição do Kefir

Em cada um de seus grãos encontraremos vários tipos de microorganismos em simbiose.

O Kefir contém 8 variedades de leveduras, 2 tipos de bactérias acéticas, 16 tipos de lactobacilos, aproximadamente 9 streptococci/lactococci, ácido pantotênico,Ácido fólico, vitamina B, vitamina B3, vitamina B6, vitamina B12, vitamina K, carboidratos, cálcio ,gorduras, lactase, fósforo, magnésio, potássio, proteínas, aminoácidos e triptofano.

Onde conseguir os Grãos de Kefir?

Normalmente os grãos de Kefir são obtidos através de doações de amigos e conhecidos, visto que ele se multiplica rápido, gerando um excedente de grãos que precisa ser retirado periodicamente, caso a produção já esteja suficiente para a família. Há também várias comunidades na internet onde as doações são disponibilizadas.

http://br.groups.yahoo.com/group/fazendo_kefir

www.kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br