Karatê – Benefícios das artes marciais na terceira idade

Karatê – Benefícios das artes marciais na terceira idade

Com o aumento significativo do número de pessoas na terceira idade em nosso país, bem como ao redor do mundo, temos presenciado cada vez mais a crescente quantidade de idosos em ótima forma física, fazendo atividades ao ar livre e buscando outras possibilidades de treinamento e capacitação física. O avanço da medicina e os cuidados preventivos, como exercícios e alimentação saudável, fazem com que as pessoas vivam mais e com melhor qualidade. O karatê é uma boa opção.

O Karatê focado na terceira idade

Karatê – Benefícios das artes marciais na terceira idade

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Existem algumas práticas esportivas que tem se especializado no atendimento e orientação dos mais velhos, pois essa demanda tem crescido de forma exponencial.
Para atender aos interesses e necessidades deste público, foi desenvolvido dentro do Karatê programas de treinos específicos para a terceira idade.

Os benefícios do Karatê

Algumas artes marciais tradicionais e não competitivas desenvolvem o lado mental e espiritual do praticante. Defendo que uma arte pode ser tradicional e competitiva, como o Karate. Porém quando se quer praticar para campeonatos é possível (e não uma regra) que as áreas da arte marcial que integram o lado espiritual e esotérico sejam um pouco negligenciadas.

A manutenção muscular é outro beneficio das artes marciais. Pelo treinamento físico ser de forma geral, feitos somente com o peso do próprio corpo, o ganho de massa muscular é bem menor do que se treinasse numa academia. Porém, há uma manutenção muscular, ou seja, é trabalhada a definição muscular juntamente com o fortalecimento dos músculos prevenindo, por exemplo, torções e dores nas juntas.

Existem muitas evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento.

Reflexos das artes marciais no corpo

Karatê – Benefícios das artes marciais na terceira idade

1- Fortalece os músculos das pernas e costas.
2- Melhora os reflexos.
3- Melhora a sinergia motora das reações posturais.
4- Melhora a velocidade de andar.
5- Incrementa a flexibilidade.
6- Mantém o peso corporal.
7- Melhora a mobilidade.
8- Diminui o risco de doença cardiovascular.