Joelhos Saudáveis na Terceira Idade – 9 dicas

Joelhos Saudáveis na Terceira Idade – 9 dicas

Além de comprometerem as atividades diárias, pessoas que atingem os 40 anos começam a buscar maior qualidade de vida se exercitando, mas sentem fortes dores nos joelhos e acabam diminuindo a frequência ou até parando de se exercitar.

Dicas para joelhos saudáveis na terceira idade

Joelhos Saudáveis na Terceira Idade – 9 dicas

Veja também:

Plantas amigas da terceira idade – Articulações e Suplementação

Fazer acompanhamento médico

O primeiro passo é procurar um médico ortopedista para saber se tudo vai bem com os joelhos. Algumas doenças podem ser exacerbadas em determinados esportes para determinados joelhos, com desvios, cirurgias prévias, reabilitações incompletas.

Atenção com o peso

As articulações dos membros inferiores são responsáveis por carregar o peso do corpo durante os deslocamentos. Sofrem com isso sempre que ele estiver mais do que 10% acima do ideal para a idade e, principalmente, se esse acréscimo é à custa de massa gorda. Essa condição não impede a prática de exercícios, mas exige adaptações para compensar a sobrecarga que o corpo precisa suportar.

Atenção às doenças degenerativas

As degenerações dos joelhos se aceleram naqueles que têm sobrepeso ou são classificados obesos. As artrites também se desenvolvem mais rapidamente nos sedentários.

Cuidados nos exercícios

Erros mecânicos, na proporcionalidade dos diversos segmentos do corpo durante a caminhada ou corrida, podem se revelar em dores localizadas na articulação dos joelhos.

Manter a força

Sempre fortalecer os músculos que movimentam os joelhos. Exercícios regulares de resistência garantem a função de estabilidade secundária (a primária cabe aos ligamentos) dos joelhos. Músculos bem desenvolvidos ajudam também a distribuir os nutrientes necessários para a saúde da cartilagem articular.

Amplitude e flexibilidade

Manter sempre a amplitude de movimento e a flexibilidade dos joelhos. Isso representa um arco de movimento de -10 graus (ou seja, 10 graus de extensão) até 120 graus de flexão. Mantendo os joelhos flexíveis, podemos distribuir melhor a carga sobre a cartilagem articular, de maneira uniforme, sem que pontos isolados sofram com sobrecargas excessivas.

Condicionamento físico

Manter o condicionamento físico em dia. A boa perfusão dos vasos periféricos obtida com os exercícios aeróbios se encarregará de levar para todos os tecidos os nutrientes necessários para um bom desempenho da articulação do joelho.

Entenda a dor

A dor pode servir de alerta para uma doença que se avizinha e, que se for tratada no seu início, geralmente é de tratamento mais fácil. Caso a dor seja leve a ponto de não mudar as rotinas de trabalho e esporte, não inspiram maiores cuidados. No entanto, a persistência por dias seguidos e o agravamento da intensidade da dor a ponto de alterar a rotina diária, exigirá uma consulta médica para descobrir o seu motivo e iniciar tratamento e recuperação o mais precoce possível.

Não desista dos esportes

As atividades físicas são de extrema importância para manter uma rotina saudável e equilibrada.