O joanete é um dos tipos mais comuns de artrite que se manifesta especialmente em pessoas de meia-idade e na velhice. Antigamente, essa enfermidade era chamada de doença dos reis, uma vez que só pessoas ricas podiam comer carne e beber vinho tinto, produtos que favorecem o surgimento desse problema.
Por que a joanete surge?

O principal motivo do surgimento do joanete é o aumento do ácido úrico, que, na forma de cristais, se deposita em diversas articulações do corpo – e uma das articulações que mais sofrem é a do dedão dos pés.
A inflamação na articulação se manifesta por meio de uma dor bastante característica, e tal inflamação precisa ser tratada adequadamente. No entanto, ao fazer algumas mudanças na alimentação, Se poderá aliviar um pouco o incômodo causado pelo joanete.
6 dicas para tratar as Joanetes
1. Probióticos
A utilização de probióticos como complemento alimentar pode reduzir o nível de ácido úrico no organismo e, assim, há também a redução no risco de piora dos casos de joanete.
2. Vitamina С
Segundo pesquisas recentes, a vitamina C ajuda na redução dos níveis de ácido úrico no organismo. Dessa forma, são reduzidos também a intensidade das dores e o agravamento do processo inflamatório.
3. Derivados do leite sem gordura
O consumo de derivados do leite com baixa concentração de gordura impede o desenvolvimento do joanete.
4. Beber muita água
Consumir quantidades generosas de líquidos ajuda os ruins a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo
5. Café
Pesquisas científicas recentes mostraram que o café também ajuda os rins na tarefa de eliminar o excesso de ácido úrico do nosso organismo.
6. Cerejas
Pacientes que sofrem de joanete sentiram certo alívio nas dores com a ingestão de cerejas. O fato é que essas frutas são ricas em antocianinas – substâncias que reduzem a inflamação e aliviam a sensação de dor.