Jaca – 12 motivos para consumir com frequência

Jaca – 12 motivos para consumir com frequência

A jaca não é uma fruta tão fácil de ser encontrada, mas pode dar significativa contribuição não só para a saúde, mas também para a boa forma.

Propriedades da Jaca

Proveniente da Índia, a jaca foi trazida para cultivo no Brasil no século 18. Ela pode ser classificada em 3 categorias, a jaca manteiga, jaca mole e jaca dura. Uma unidade da jaca pode ser dividida para diversos lanches, o que pode garantir a contribuição por mais tempo que se imagina.

Os benefícios da jaca são destacados pela presença de diversas vitaminas, como A, de complexo B, C, E, K, e inúmeros minerais de função representativa para o corpo, como o Cálcio, Cobre, Ferro, Manganês, Magnésio, Fósforo, Iodo, e muito mais.

Informações nutricionais

Porção de uma xícara de jaca fatiada (165g)

Energia 155 calorias
Carboidratos 39,6 g
Proteínas 2,4 g
Gorduras 0,5 g
Fibras 2,6 g

13 Benefícios da Jaca

Jaca – 12 motivos para consumir com frequência

Veja também:

Conheça as frutas e vegetais com ação anti-inflamatória

1- Efeito antienvelhecimento da pele

Tanto na ingestão quanto com a aplicação sobre a pele é possível ter resultados significativos. A jaca contém antioxidantes que ajudam na proteção contra radiação UV e retardam as evidências decorrentes do avanço da idade. A água contida na fruta pode contribuir com a aparência e hidratação da pele, mantendo-a com brilho e textura macia.

2- Cabelos bonitos

A suplementação de vitamina A para a saúde de seus cabelos pode ser substituída pela presença da jaca na alimentação. Essa vitamina reforça o brilho e hidratação dos fios, além de reparar o aspecto quebradiço e seco.

3- Fortalece o sistema imunológico

A jaca contribui para que o corpo se mantenha forte e protegido contra adversidades externas, pois é rica em vitamina C e antioxidantes que atuam contra a ação de radicais livres. Os minerais Magnésio, Manganês e Cobre fortalecem o sangue, além de viabilizarem a absorção de Ferro.

4- Efeitos energéticos

Ao consumir 100 gramas de jaca, se estará adicionando 24 gramas de carboidratos à refeição. Isto aumentará o nível de energia para atividades físicas, e se combinado com um cardápio proteico, impulsionar a nutrição dos músculos, favorecendo o processo de hipertrofia.

5- Ação antioxidante

Um dos benefícios da jaca que mais contribuem com a proteção do corpo é a ação anticâncer, onde os flavonoides, fito-nutrientes e antioxidantes assumem essa responsabilidade. Eles são responsáveis por combater a ação de radicais livres que podem gerar efeito oxidativo ao organismo.

6- Sistema cardiorrespiratório

Ajudando na frequência dos batimentos cardíacos e no comportamento geral do coração, a jaca contribui com o equilíbrio da pressão arterial, por causa da presença de Potássio, mineral com função de controle sobre os níveis de Sódio, que reduz a possibilidade de ocorrência de ataques cardíacos e acidente vascular cerebral.

7- Bom funcionamento do intestino

Oferece fibras dietéticas que induzem ao bom funcionamento da flora intestinal. Esse efeito reduz os desconfortos abdominais e inchaços.

8- Olhos saudáveis

A vitamina A e os antioxidantes contidos na fruta possibilitam a proteção da visão, prevenindo a degeneração macular e os casos de Catarata. O responsável é o betacaroteno, que é convertido na vitamina A, que impulsiona a saúde dos olhos, e previne infecções e degeneração de membranas mucosas e córneas.

9- Sistema respiratório

O chá da raiz da fruta é recomendado para proteger contra a poluição e reduzir os sintomas de asma, melhorando a respiração e liberando as vias. É importante lembrar que a asma não tem cura, por isso, o que se espera é que as reações sejam apenas controladas.

10- Ossos saudáveis

É uma fonte de minerais importantes para esse fortalecimento, como o Cálcio e o Magnésio. Se o consumo dos gomos se tornar regular, pode-se destacar a fruta como contribuinte para a prevenção de osteoporose

11- Equilíbrio da tireoide

Os benefícios dela podem atingir o funcionamento metabólico da tireoide, auxiliando no controle, reduzindo ou prevenindo os impactos sobre o organismo.

12- Reduzir sintomas de hemorroidas

Pode prevenir ou reduzir os sintomas causados por hemorroidas e desconfortos causados por inchaços na região anal. As fibras auxiliam na melhor eliminação das fezes, evitando e reduzindo as dores, sangramentos e desconfortos no momento da excreção.