Jaborandi – 4 benefícios importantes para os cabelos

Jaborandi – 4 benefícios importantes para os cabelos

No mercado, há uma infinidade de produtos que prometem grandes vantagens para a saúde dos fios, sendo que muitas das fórmulas são criadas à base de plantas, como a Jaborandi. Isso acontece, pois, são diversos os nutrientes e componentes encontrados no mundo vegetal.

O jaborandi é muito utilizado na medicina natural em chás ou remédios. Contudo, ele também apresenta diversos benefícios para a saúde dos cabelos quando utilizado externamente. Por isso, já é muito usado na composição de shampoo, condicionadores, máscaras capilares e outros cosméticos, sem falar no seu uso na forma de óleo.

Principais efeitos do jaborandi para a saúde dos cabelos

Jaborandi – 4 benefícios importantes para os cabelos

1. Reduz a queda de cabelo

A maior parte da ação benéfica do Jaborandi ocorre devido a uma única substância presente em grande quantidade na planta: a pilocarpina. Esse ingrediente é extraído das folhas e tem como principal efeito para os fios: a redução da queda de cabelo e fortalecimento do couro cabeludo.

2. Elimina caspa

O Jaborandi, especialmente por seu óleo natural, apresenta propriedades ótimas para quem deseja proteger o couro cabeludo. Sua função vai além de estimular o crescimento capilar, ele também apresenta efeitos anti-inflamatórios e regeneradores.

3. Ação tonificante

A ação tonificante do Jaborandi acontece pela combinação dos vários efeitos benéficos da planta. Quando ela estimula o crescimento dos fios e um couro cabeludo saudável, o que acontece é que o cabelo nasce muito mais resistente. Contudo, a planta também apresenta propriedades de regeneração e rejuvenescimento capilar, que facilitam a recuperação das madeixas fragilizadas por agressores, como químicas, tinturas, excesso de calor, exposição solar e outros.

4. Emoliente

O Jaborandi é bastante explorado na indústria de cosméticos devido a seus componentes (como a pilocarpina), além do seu óleo vegetal que ajuda profundamente a umectar os fios. Tudo isso faz com que as suas madeixas fiquem mais macias e brilhantes.