Intoxicação alimentar: 10 remédios caseiros

Intoxicação alimentar: 10 remédios caseiros

A intoxicação alimentar é algo que pode acontecer, podendo o enfermo sentir náuseas, tonturas, diarreia, cólicas e dor de cabeça. A intoxicação alimentar pode ter causas distintas, no entanto o desconforto quase sempre impossibilitará o doente de realizar as atividades mais simples do cotidiano.

10 remédios caseiros para a intoxicação alimentar

Intoxicação alimentar: 10 remédios caseiros

1. Mel

Por possuir propriedades antibacterianas e antifúngicas o mel é aconselhado neste tratamento caseiro. Pode ser tomado puro ou em chá.

2. Banana

Por serem ricas em potássio e também de fácil digestão, as bananas ajudarão o organismo a se recuperar de casos de diarreia e vômitos causados pela intoxicação alimentar. Recomenda-se no mínimo uma banana por dia.

3. Cominho em grão

O cominho é anti-inflamatório, capaz de diminuir o desconforto do estômago e a irritação abdominal.

4. Chá de ervas

O chá de algumas ervas, como o chá de hortelã, tem propriedades que podem aliviar e acalmar as dores estomacais. Uma xícara de chá de hortelã pela manhã e outra à noite.

5. Manjericão

Além de acalmar os desconfortos abdominais, o manjericão também tem propriedades antimicrobianas.

6. Alho

O alho é poderoso como antibacteriano, antiviral e antifúngico. Seu consumo cru ou em alimentos é recomendado para tratar intoxicação alimentar.

7. Gengibre

O gengibre também é anti-inflamatório e tem ações poderosas no tratamento de intoxicação alimentar. Seu chá pode ser feito facilmente. Basta ferver uma colher de chá de gengibre ralado em uma xícara de água. Pode ser adoçado com uma colher de mel.

8. Iogurte com semente de feno-grego

O feno-grego alivia as dores intestinais e o iogurte trabalhará como antimicrobiano e antibacteriano. Colocar uma colher de chá de semente de feno-grego no iogurte e beber sem mastigar.

9. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã tem efeito alcalino, favorecendo a recuperação do organismo em uma intoxicação. Basta misturar duas colheres de chá deste vinagre com água quente e beber antes das refeições.

10. Limão

O limão é uma das frutas mais poderosas que existem. É antiviral, anti-inflamatório e é capaz de matar a bactéria de intoxicação alimentar por causa de seu ácido. O mais indicado é uma xícara de água morna com 4 colheres de sopa de limão e uma colher de mel.

Recomendações gerais em caso de intoxicação alimentar

Embora a maioria dos casos de intoxicação alimentar possa ser tratada em casa, recomenda-se a visita a um médico a fim de obter uma orientação precisa a respeito do tratamento.