Insônia – Chá poderoso para pegar no sono

Insônia – Chá poderoso para pegar no sono

Chá com efeito relaxante e muito saboroso, ideal para aquelas noites em que custamos a dormir

Muitos enfrentam períodos de insônia durante algumas fases da vida. Nessas épocas, eles costumam se sentir cansados o dia todo, com dificuldades para se concentrar no trabalho e alterações de humor.

Normalmente, a insônia ocasional está relacionada a algum episódio que gera ansiedade ou estresse, como um problema no trabalho ou na vida pessoal.

Ao se concentrar no impasse, o corpo e a mente não conseguem relaxar, ficando ativos demais para que se possa adormecer.

Receita de chá contra a insônia

Insônia – Chá poderoso para pegar no sono

Ingredientes

  • 500 ml de água
  • Polpa de 1 maracujá
  • 2 pedaços de gengibre
  • 1 unidade de canela em pau
  • 1 maçã

Modo de Preparo

Em uma panela, colocar a água, a polpa de maracujá, o gengibre e a canela em pau. Picar a maçã em pedaços e adicionar à panela. Deixar ferver por 10 minutos.

Depois desse tempo, desligar o fogo, tampar a panela e deixar descansar por mais 10 minutos. Beber o chá logo em seguida.

Dica: como o chá perde suas propriedades se for guardado de um dia para o outro, se pode fazer metade da receita reduzindo os ingredientes proporcionalmente.

Quando a insônia atrapalha o dia a dia

Embora o chá anti-insônia possa ser eficiente para períodos curtos em que não consegue dormir, a insônia crônica necessita de acompanhamento médico.

Noites mal dormidas em sequência podem causar ou agravar distúrbios do humor e problemas de saúde, além de aumentar a propensão a acidentes, prejudicar a memória e reduzir a produtividade da pessoa.

Além de estar associada ao estresse, a insônia também pode ser causada por transtornos de ansiedade e na depressão, que necessitam de tratamento médico. Outras condições que podem levar à dificuldade para adormecer são doenças pulmonares, refluxo gastroesofágico, artrite, câncer, distúrbios da tireoide, mal de Parkinson e mal de Alzheimer.