Infarto – 5 maneiras simples de prevenir

Infarto – 5 maneiras simples de prevenir

O Infarto é uma das formas mais temíveis da doença aterosclerótica ou cerebrovascular, assim como o Derrame ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele infarto mata cerca de 300 mil pessoas ao ano no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

Os vasos que irrigam a sua musculatura podem entupir devido à formação de placas de gordura e com isto provocar a morte das células musculares cardíacas. O resultado, dependendo da extensão do infarto, pode ser fatal. Se não for fatal, a insuficiência cardíaca é a consequência mais provável, o que apesar de tratável, pode prejudicar bastante a qualidade de vida do indivíduo. Pode até ser incapacitante.

Como prevenir um infarto?

Infarto – 5 maneiras simples de prevenir

Existem fatores de risco que não podemos controlar, como herança genética e antecedentes familiares da doença por exemplo. Mas a maioria dos fatores de risco são modificáveis. Ou seja, todos podem prevenir a doença desde que um conjunto de ações seja colocado em prática. Os principais fatores de risco modificáveis são o sedentarismo, tabagismo, colesterol elevado, hipertensão arterial sistêmica, diabetes e obesidade.

O envelhecimento saudável é um dos caminhos para não ter problemas de saúde, como o infarto. Uma vida regrada, sem vícios, com hábitos alimentares saudáveis e de atividade física regular tende a ajudar bastante. Fazer visitas médicas regulares é muito importante na prevenção do infarto. O diagnóstico precoce e o tratamento de doenças crônicas, como o diabetes, o colesterol elevado e a hipertensão arterial, contribuem de forma significativa na redução dos índices da doença. O controle de peso e a realização de exames de rotina podem auxiliar no processo.

5 dicas para prevenir o infarto

1) Fazer atividades aeróbicas, como a caminhada, 30 minutos por dia pelo menos e 5 vezes por semana;

2) Não fumar;

3) Evitar o ganho de peso através de uma alimentação saudável, com pouca gordura saturada (gordura de origem animal e frituras), pouco sal e carboidrato e muitos vegetais, frutas, legumes e carne branca. Uma taça de vinho tinto ao dia é bem-vinda, assim como um pouco de castanhas e nozes;

4) Controlar a Pressão Alta, o Diabetes e o Colesterol com visitas médicas regulares e exames preventivos.

5) Evitar o Stress através de bons hábitos, dormir bem, fazer meditação, Ioga e praticar atividades prazerosas.