Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todo o Brasil mostra que: 67% dos idosos são os únicos decisores sobre as compras que fazem. Mas três em cada dez (34%) afirmam sentir falta de produtos para a sua idade.
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Custo de vida da terceira idade é maior que do restante da população
Foram entrevistados 619 pessoas com idade acima de 60 anos de ambos os gêneros e de todas as classes sociais nas 27 capitais brasileiras. A margem de erro é de no máximo 3,9 pontos percentuais para um intervalo de confiança a 95%.
Entre estes produtos e serviços, os mais citados pelos entrevistados são:
- Celular com teclado e telas maiores (13%),
- Locais para diversão (12%) e
- Roupas (11%).
Com relação às roupas, 17% dizem que é difícil comprar, uma vez que encontram peças ou para pessoas muito idosas ou muito jovens. Sobre as empresas e pontos de venda, também há melhorias que precisam ser feitas para 70% dos entrevistados, sendo:
- Bom atendimento (37%),
- Rótulos mais fáceis de serem lidos (34%),
- Bancos para descanso (29%),
- Sinalizações com letras maiores (27%) as mais mencionadas.
A maioria dos idosos diz ter autonomia para decidir como gastar o próprio dinheiro. Mas boa parte se ressente da falta de produtos pensados especificamente para atender às suas necessidades.
O levantamento conclui que ainda há muito espaço no mercado para o segmento da terceira idade. A empresa do varejo que identificar as necessidades e desejos desse público-alvo ganhará novos clientes.
Principais desejos de consumo: roupas e viagens
A pesquisa da CNDL e do SPC Brasil mapeou os desejos de consumo da terceira idade.
Até o fim do ano, desconsiderando compras de produtos básicos para a residência, os entrevistados pretendem comprar roupas (29%), viagens (20%) e calçados (19%).
Mais da metade dos entrevistados (53%) pretendem comprar produtos e/ou serviços que demandam uma quantia financeira maior nos próximos 12 meses:
- viagens (19%),
- eletrodomésticos (13%) e
- tratamentos dentários estéticos (12%).
A escolha de um estabelecimento para fazer suas compras é feita levando em consideração principalmente:
- o preço (69%),
- a qualidade (54%) e
- o atendimento (48%)
E os principais locais de compra são:
- as farmácias/drogarias (49%),
- lojas de rua/bairro (41%) e
- lojas de shoppings (25%).
No caso de serviços oferecidos em domicílio, os mais relevantes para entrevistados são a entrega de medicamentos (63%), de compras feitas em supermercados (50%) e de lanches ou comida (32%).
Os meios de comunicação mais consumidos pela terceira idade são:
- a TV aberta (80%),
- rádio (50%),
- TV por assinatura (45%) e
- internet (43%).
Novelas (54%), filmes (40%) e saúde (28%) são os tipos de conteúdo que os entrevistados possuem mais interesse.
33% dos idosos deixam de comprar por falta de crédito.