More
    InícioSaúdeBem EstarIdosos sentem falta de produtos para sua idade

    Idosos sentem falta de produtos para sua idade

    Idosos sentem falta de produtos para sua idade

    Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todo o Brasil mostra que: 67% dos idosos são os únicos decisores sobre as compras que fazem. Mas três em cada dez (34%) afirmam sentir falta de produtos para a sua idade.

    Idosos sentem falta de produtos para sua idade

    Veja também:

    Custo de vida da terceira idade é maior que do restante da população

    Foram entrevistados 619 pessoas com idade acima de 60 anos de ambos os gêneros e de todas as classes sociais nas 27 capitais brasileiras. A margem de erro é de no máximo 3,9 pontos percentuais para um intervalo de confiança a 95%.

    Entre estes produtos e serviços, os mais citados pelos entrevistados são:

    • Celular com teclado e telas maiores (13%),
    • Locais para diversão (12%) e
    • Roupas (11%).

    Com relação às roupas, 17% dizem que é difícil comprar, uma vez que encontram peças ou para pessoas muito idosas ou muito jovens. Sobre as empresas e pontos de venda, também há melhorias que precisam ser feitas para 70% dos entrevistados, sendo:

    • Bom atendimento (37%),
    • Rótulos mais fáceis de serem lidos (34%),
    • Bancos para descanso (29%),
    • Sinalizações com letras maiores (27%) as mais mencionadas.

    A maioria dos idosos diz ter autonomia para decidir como gastar o próprio dinheiro. Mas boa parte se ressente da falta de produtos pensados especificamente para atender às suas necessidades.

    O levantamento conclui que ainda há muito espaço no mercado para o segmento da terceira idade. A empresa do varejo que identificar as necessidades e desejos desse público-alvo ganhará novos clientes.

    Principais desejos de consumo: roupas e viagens

    A pesquisa da CNDL e do SPC Brasil mapeou os desejos de consumo da terceira idade.

    Até o fim do ano, desconsiderando compras de produtos básicos para a residência, os entrevistados pretendem comprar roupas (29%), viagens (20%) e calçados (19%).

    Mais da metade dos entrevistados (53%) pretendem comprar produtos e/ou serviços que demandam uma quantia financeira maior nos próximos 12 meses:

    • viagens (19%),
    • eletrodomésticos (13%) e
    • tratamentos dentários estéticos (12%).

    A escolha de um estabelecimento para fazer suas compras é feita levando em consideração principalmente:

    • o preço (69%),
    • a qualidade (54%) e
    • o atendimento (48%)

    E os principais locais de compra são:

    • as farmácias/drogarias (49%),
    • lojas de rua/bairro (41%) e
    • lojas de shoppings (25%).

    No caso de serviços oferecidos em domicílio, os mais relevantes para entrevistados são a entrega de medicamentos (63%), de compras feitas em supermercados (50%) e de lanches ou comida (32%).

    Os meios de comunicação mais consumidos pela terceira idade são:

    • a TV aberta (80%),
    • rádio (50%),
    • TV por assinatura (45%) e
    • internet (43%).

    Novelas (54%), filmes (40%) e saúde (28%) são os tipos de conteúdo que os entrevistados possuem mais interesse.

    33% dos idosos deixam de comprar por falta de crédito.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    LEIA TAMBÉM