Idosos sentem falta de produtos para sua idade

Idosos sentem falta de produtos para sua idade

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todo o Brasil mostra que: 67% dos idosos são os únicos decisores sobre as compras que fazem. Mas três em cada dez (34%) afirmam sentir falta de produtos para a sua idade.

Idosos sentem falta de produtos para sua idade

Veja também:

Custo de vida da terceira idade é maior que do restante da população

Foram entrevistados 619 pessoas com idade acima de 60 anos de ambos os gêneros e de todas as classes sociais nas 27 capitais brasileiras. A margem de erro é de no máximo 3,9 pontos percentuais para um intervalo de confiança a 95%.

Entre estes produtos e serviços, os mais citados pelos entrevistados são:

  • Celular com teclado e telas maiores (13%),
  • Locais para diversão (12%) e
  • Roupas (11%).

Com relação às roupas, 17% dizem que é difícil comprar, uma vez que encontram peças ou para pessoas muito idosas ou muito jovens. Sobre as empresas e pontos de venda, também há melhorias que precisam ser feitas para 70% dos entrevistados, sendo:

  • Bom atendimento (37%),
  • Rótulos mais fáceis de serem lidos (34%),
  • Bancos para descanso (29%),
  • Sinalizações com letras maiores (27%) as mais mencionadas.

A maioria dos idosos diz ter autonomia para decidir como gastar o próprio dinheiro. Mas boa parte se ressente da falta de produtos pensados especificamente para atender às suas necessidades.

O levantamento conclui que ainda há muito espaço no mercado para o segmento da terceira idade. A empresa do varejo que identificar as necessidades e desejos desse público-alvo ganhará novos clientes.

Principais desejos de consumo: roupas e viagens

A pesquisa da CNDL e do SPC Brasil mapeou os desejos de consumo da terceira idade.

Até o fim do ano, desconsiderando compras de produtos básicos para a residência, os entrevistados pretendem comprar roupas (29%), viagens (20%) e calçados (19%).

Mais da metade dos entrevistados (53%) pretendem comprar produtos e/ou serviços que demandam uma quantia financeira maior nos próximos 12 meses:

  • viagens (19%),
  • eletrodomésticos (13%) e
  • tratamentos dentários estéticos (12%).

A escolha de um estabelecimento para fazer suas compras é feita levando em consideração principalmente:

  • o preço (69%),
  • a qualidade (54%) e
  • o atendimento (48%)

E os principais locais de compra são:

  • as farmácias/drogarias (49%),
  • lojas de rua/bairro (41%) e
  • lojas de shoppings (25%).

No caso de serviços oferecidos em domicílio, os mais relevantes para entrevistados são a entrega de medicamentos (63%), de compras feitas em supermercados (50%) e de lanches ou comida (32%).

Os meios de comunicação mais consumidos pela terceira idade são:

  • a TV aberta (80%),
  • rádio (50%),
  • TV por assinatura (45%) e
  • internet (43%).

Novelas (54%), filmes (40%) e saúde (28%) são os tipos de conteúdo que os entrevistados possuem mais interesse.

33% dos idosos deixam de comprar por falta de crédito.