Ilha Icária, Grécia – 1 a cada 3 pessoas chega a 90 anos de idade

Ilha Icária, Grécia – 1 a cada 3 pessoas chega a 90 anos de idade

Ilha Icária, Grécia – 1 a cada 3 pessoas chega a 90 anos de idade

Icária é uma ilha grega que fica no mar Egeu setentrional, a sudoeste da ilha de Samos. Pertence às Zonas Azuis.

Uma viagem de reconhecimento em abril de 2009 na ilha identificou o local com a maior taxa de pessoas que chegam aos 90 anos no mundo — aproximadamente uma em cada três pessoas alcançam essa idade. Foi constatado também que os icarianos têm uma taxa 20% menor de incidência de câncer, 50% menor de doenças cardíacas e praticamente zero em casos de demência.

De acordo com Buettner apenas cerca de 20% do tempo que vivemos é influenciado por genes; o resto é estilo de vida.

O que torna Icária diferente? De acordo com Buettner, a ilha é mais isolada das conveniências mecanizadas e a cultura fast-food da sociedade moderna. Isso ajuda a preservar os costumes seculares e hábitos de vida que os cientistas acreditam que explicam sua vida útil excepcional.

Características da população de Icária

Dieta

A alimentação deles é uma variação da dieta do mediterrâneo, que estudos têm demonstraram que reduzem o risco de doenças cardíacas e potencialmente aumenta a expectativa de vida por 6 anos. Esta dieta é rica em vegetais e grãos e pobre em carne e açúcar.

Azeite de Oliva

Utilizam o azeite de oliva extra virgem em praticamente todos os pratos. O óleo contém antioxidantes naturais que promovem um menor risco de doenças cardíacas e câncer.

Leite de cabra

Descobriu-se que pessoas na ilha consomem  leite de cabra toda semana. O leite de cabra é de fácil digestão. É também rico em triptofano, o que diminui os hormônios de stress e reduz o risco de doenças cardíacas.

Exercícios Físicos

Os moradores dali pastoreiam suas próprias cabras todos os dias. É um processo de cinco horas, que implica em trazer os animais para baixo da montanha, alimentá-los e ordenhá-los. O leite é utilizado no preparo de queijos locais.

Verduras silvestres

Mais de 150 variedades de verduras silvestres crescem na ilha. Verduras silvestres são uma rica fonte de antioxidantes e uma parte fundamental da dieta baseada em vegetais.

Chás de ervas

Os chás de ervas que são cultivados em Icária contêm compostos que diminuem a pressão arterial, menor risco de ataque cardíaco e diminuem as chances de demência.

Montanha

Devido ao terreno acidentado, eles fazem seu exercício diário sem pensar.

Soneca

Uma sesta do meio-dia. Tirar uma soneca de 30 minutos, pelo menos, cinco vezes por semana diminui a chance de ataque cardíaco em um terço.

Baixo Sentido de Urgência

Poucos usam relógios em Icária.  Esta atitude diminui o stress, rugas e ansiedades de estar sempre atrasado.

Forte senso de comunidade

Família e apoio da comunidade são muito importantes. Conexões sociais fortes diminuem a depressão, morte e peso corporal.