HPV – Como se pega e sintomas

HPV – Como se pega e sintomas

HPV (abreviação do termo em inglês “human papiloma vírus”) é uma infecção sexualmente transmissível que pode gerar pequenas verrugas e lesões em quaisquer partes do corpo, sendo que as mais preocupantes ocorrem na região genital.

Como se pega HPV?

HPV – Como se pega e sintomas

O HPV é transmitido por contato direto com a região infectada. As principais formas de contágio são por meio de relações sexuais sem uso de preservativos. Assim, os contatos de genital com genital, genital com anal, oral com genital e até mesmo das mãos com a região íntima infectada podem desencadear a transmissão do vírus.

É importante enfatizar que o contágio não acontece apenas com a penetração, mas também com outras formas de relações sexuais. Apesar das lendas populares, não há a comprovação da transmissão do HPV por contato indireto com objetos contaminados, de água da piscina e até vasos sanitários.

Grupos de risco

Estimativas mundiais mostram que aproximadamente 50% dos homens com vida sexual ativa possuem algum tipo de HPV. Mesmo que a maioria dos casos desemboque na eliminação do vírus pelo sistema imunológico, o número é preocupante por demostrar a falta de sexo seguro no Brasil.

Entre a população feminina, estima-se que até 80% de todas as mulheres poderão ter HPV ao longo de suas vidas, mesmo que a variação atual seja de 25% a 50% da população mundial, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer.

Os grupos de risco que estão mais suscetíveis à infecção são pessoas que têm muitos parceiros sexuais (ou alguém que se relacione com uma pessoa que já teve muitos parceiros sexuais), jovens de 15 a 25 anos, pessoas com o sistema imunológico frágil e que tenham contato direto com as lesões e verrugas causadas pelo vírus.

Sintomas de HPV

Verrugas genitais: parecem lesões planas e inchadas semelhantes a couve-flor ou a caules. Surgem principalmente na vulva, no ânus, no colo do útero, na vagina, nos testículos ou no pênis. Geralmente, não causam dor, apenas coçam.

Verrugas comuns: são semelhantes a inchaços ásperos e geralmente ocorrem nas mãos, dedos ou cotovelos. Em alguns casos são dolorosas ou suscetíveis a ferimentos ou sangramento.

Verrugas plantares: são protuberâncias duras e granulosas que aparecem nos calcanhares ou nas pontas dos pés. Popularmente, são chamadas de olho de peixe.

Verrugas planas: consistem em lesões lisas, pouco elevadas e escuras. Podem surgir em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns no rosto e pernas.