A hidroterapia é uma categoria de fisioterapia executada na água com o acompanhamento de um fisioterapeuta. Diferentemente da hidroginástica, a hidroterapia foca na reabilitação física de problemas específicos, como disfunções ortopédicas, neurológicas, respiratórias e vasculares ou ainda durante períodos pré e pós-operatórios.
Por se dedicar a problemas de saúde, não é apenas um exercício físico focado em condicionamento físico como a hidroginástica. Pelo contrário, o tratamento hidro terapêutico é realizado de acordo com as necessidades de cada paciente, normalmente sendo realizada em grupos menores que os da hidroginástica.
Principais diferenças entre hidroterapia e hidroginástica
Veja também:
Hidroginástica: O exercício completo – Entenda
-
Acompanhamento de fisioterapeuta
A hidroginástica é uma atividade coordenada por um profissional formado em educação física, já a hidroterapia é exercida por um fisioterapeuta, preparado não só para corrigir problemas de saúde como para prevenir lesões e orientar o paciente a manter movimentos que preservem os avanços conquistados na terapia.
-
Adaptação para o tratamento
Outra diferença da hidroginástica é que a hidroterapia precisa ser realizada em uma piscina diferenciada. Chamada de piscina terapêutica, a água para a hidroterapia deve estar aquecida entre 32 e 34°C e tem estrutura para receber todo tipo de paciente, inclusive cadeirantes e idosos com dificuldade de locomoção.
-
Baixo impacto nos ossos
Principalmente para pacientes com lesões sérias ou de idade mais avançada, a principal vantagem da fisioterapia na piscina é o baixo impacto dos movimentos dentro d’água. O impacto com o solo chega a ser 90% menor dentro da piscina que fora dela.
-
Benefícios da água quente
Por causa da mudança de temperatura, a hidroterapia oferece para o corpo o aumento da circulação sanguínea, diminuindo a pressão arterial e aliviando dores musculares e espasmos.
Benefícios da água quente:
- Alívio de congestões por meio da abertura das vias aéreas;
- Estímulo do sistema imunológico;
- Ajuda na remoção das toxinas do organismo, através do suor;
- Promoção de descanso e relaxamento.
-
Menos sedentarismo e mais saúde
Apesar de o foco ser corrigir lesões, a hidroterapia não deixa de ser uma atividade física saudável, que ajuda a manter o paciente em movimento e com bom condicionamento físico.